O Bairro dos Jornais Livro
de Paulo Martins
Sobre
o LivroO Bairro dos Jornais aborda o fenómeno de concentração da Imprensa no Bairro Alto, consolidado a partir de meados do século xix e que se manteve, embora com menor impacto, até à década de 70 do século xx. Foram até ao momento recenseadas cerca de 430 publicações - jornais generalistas e especializados; revistas de cultura, artes, espetáculos, banda desenhada e satíricas; boletins oficiais de organizações - com redações no bairro ou na vizinha zona do Chiado, também historicamente ligada à Imprensa e à Cultura.
Este livro dá a conhecer ao leitor as publicações, a localização das redações, o território urbano da «capital da Imprensa portuguesa», a sua evolução ao longo do tempo, as entidades relacionadas com o sector - como, por exemplo, o Sindicato dos Jornalistas, a Casa da Imprensa, a Hemeroteca e os Serviços de Censura/Exame Prévio do Estado Novo -, e muito mais.
Livro Bastante Interessante
Esta excelente obra é um precioso e brilhante contributo para a história da imprensa escrita em Portugal, fazendo uma descrição e análise aprofundadas e rigorosas sobre as publicações periódicas (revistas e jornais) que tiveram a sua sede no Bairro Alto, o "coração" lisboeta dos principais jornais e revistas publicados em Portugal. Trata-se de uma obra de leitura imperdível e obrigatória para todos os leitores que se interessam pela história dos jornais e revistas que existiram em Portugal desde meados do século XIX até à actualidade, passando também em revista as publicações que tiveram uma existência mais ou menos efémera.