O Apelo da Tribo
de Mario Vargas Llosa
O livro de ensaios que é uma história intelectual e política de Mario Vargas Llosa.
18,80€
i
10% de desconto em CARTÃO
Envio até 5 dias úteis
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
Sendo um livro de ensaios biográficos, O Apelo da Tribo é, ao mesmo tempo, uma história intelectual e política do Prémio Nobel da Literatura: do percurso que partiu de uma juventude impregnada de marxismo e existencialismo sartriano, acabou na maturidade liberal e passou pela revalorização da democracia, ajudado por autores como Orwell, Camus ou Koestler.
Neste livro, os autores que são objeto de estudo são os filósofos e pensadores que leu exaustivamente, que moldaram a sua visão do mundo e os valores que crê deverem reger as sociedades contemporâneas: Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich August von Hayek, Sir Karl Popper, Raymond Aron, Sir Isaiah Berlin e Jean-François Revel.
Críticas de imprensa
«Um contributo mais do que valioso para o debate político do momento.»
Juan Luís Cebrián, El País
«Vargas Llosa entra em diálogo com sete notáveis pensadores, com uma prosa magnífica.» Bernabé Sarabia, El Mundo
Juan Luís Cebrián, El País
«Vargas Llosa entra em diálogo com sete notáveis pensadores, com uma prosa magnífica.» Bernabé Sarabia, El Mundo
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
O Apelo da Tribo
ISBN
9789897225413
Editor:
Quetzal Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
152 x 235 x 19 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
304
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Série Américas
Classificação Temática:
Livros em Português
> Política
Livros em Português > Literatura > Ensaios
Livros em Português > Literatura > Ensaios
Nesta belíssima prosa, Vargas Llosa faz-nos embarcar por dentro das ideias de sete enormes pensadores liberais: desde Smith até Jean-François Revel, passando por Ortega y Gasset, Hayek, Popper, Aron e Berlin. Obra imperdível para qualquer liberal e para quem pretende entender esta doutrina através dos seus expoentes máximos e não por mitos e falácias. Vargas Llosa consegue cumprir o objetivo que delineia à priori: relatar a evolução do pensamento liberal com clareza e erudição.
Para quem gosta de política internacional e se interessa pelo confronto entre a Esquerda e a Direita e pelo pensamento Liberal, este é um excelente livro! Proporciona uma leitura realmente cativante. Gostei bastante.
Um grande livro que nos abre os olhos para os regimes comunistas/socialistas e que nos mostra o quão limitadores e pouco democráticos são. Com muito boas referências do próprio autor, como Raymond Aron, Friedrich Hayek, Adam Smith ou Popper.
O autor, de incontestável qualidade literária, abre as hostilidades dando testemunho do seu próprio percurso político, como que a avisar os menos tolerantes, que conhece bem os valores que sustentam cada linha de pensamento e a partir dessa porta que nos abre sobre si mesmo, apresenta com maestria, os vários pensadores que foram dando corpo e alma aos valores tradicionalmente reputados de direita, para defender que é na direita que encontramos as sementes da liberdade, da dignidade da pessoa humana e também, da importância atribuída pelo pensamento, tradicionalmente apelidado de direita, teve, para a disseminação da educação e da cultura por entre todos os povos "ocidentais". Um livro a ler com calma e de olhos bem abertos!
Interessante o câmbio politico que o autor percorre ao aperceber-se que só uma sociedade livre progride para maior sucesso, igualdade e justiça para todos. Confirmei-me liberal com este livro, numa altura em que tanto se joga com a nossa liberdade nos bastidores políticos.
"O Apelo da Tribo" é um livro autobiográfico sobre os autores que influenciaram Mario Vargas Llosa durante a sua vida e que marcaram a sua opinião política.