Nuno Gonçalves

de Pedro Flor

editor: Quidnovi, dezembro de 2010
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"Nuno Gonçalves foi, durante a segunda metade do século XV, a figura tutelar do panorama pictórico português. Foi pintor de D. Afonso V em 1450. Francisco de Holanda no seu Da Pintura Antiga, refere-se a Nuno Gonçalves como uma das" águias" um dos mestres do século XV - mas o seu nome e os seus trabalhos perderam-se na história. A sua obra prima para a catedral de Lisboa foi destruída no terramoto de 1755, e a sua outra obra com o tema de São Vicente, o santo patrono de Lisboa e da casa real de Portugal, esteve desaparecida até 1882, quando foi descoberta no convento de São Vicente. Não foi senão em 1931, quando sua obra foi exposta em Paris, que Gonçalves recebeu o reconhecimento internacional que merecia. A sua obra mais apreciada, e uma das mais notáveis realizações artísticas do Renascimento, são os Painéis de S. Vicente de Fora, políptico no qual Nuno Gonçalves oferece um panorama da sociedade do seu tempo, retratando um conjunto de sessenta figuras em tamanho quase real. Nuno Gonçalves ainda hoje suscita opiniões controversas que, por isso mesmo, não deixam de reafirmar a sua notável modernidade."

Nuno Gonçalves

de Pedro Flor

ISBN: 9789895546862
Editor: Quidnovi
Ano: 2010
Idioma: Português
Dimensões: 186 x 231 x 6 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Pintura
EAN: 9789895546862
Pedro Flor

Pedro Flor é doutorado em História da Arte Moderna pela Universidade Aberta (2006), coma tese intitulada A arte do retrato em Portugal – entre o fim da Idade Média e o Renascimento, depois de ter realizado a licenciatura (1993) e o mestrado (1998) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecciona na área da História da Arte e da Museologia. É vice-coordenador do Curso de Mestrado em Estudos do Património. Integra o grupo de trabalho responsável pelo relançamento da produção audiovisual na Universidade Aberta, tendo em vista o desenvolvimento do e-learning. É subdiretor do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde integra a linha de investigação «Arquitetura e Artes Visuais». É o investigador responsável nacional do projecto internacional «Les transferts artistiques dans l’Europe gothique (XIIe-XVIe): échanges, circulations et perméabilité », coordenado pelo Institut National d’Histoire de l’Art (INHA),Universités deToulouse e de Liège. É igualmente o investigador responsável do projecto «Lisbon in Tiles before the 1755 Earthquake», promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem colaborado com a Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva no Curso de Especialização Tecnológica de Restauro de Pintura sobre Madeira. Tem desenvolvido diversos trabalhos de investigação no âmbito da arte do Renascimento em Portugal, participando em encontros de carácter científico nacionais e internacionais e publicando variados artigos da especialidade. É atualmente o presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

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