Novas Estórias Açorianas

Seguidas de Um Par de Crónicas

de Carlos Alberto Machado
Editor: Companhia das Ilhas, novembro de 2016 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Em 2012, o primeiro Estórias Açorianas foi muito bem recebido por leitores e crítica (a obra integra o Plano Regional de Leitura dos Açores e o Plano Nacional de Leitura).
Estas Novas Estórias Açorianas mantêm características que as ligam ao primeiro conjunto: situações e figuras da história e da cultura dos açores e dos quotidianos de hoje, recriadas com ironia e mordacidade.

Eis o que em 2012 escreveu sobre as Estórias de Carlos Alberto Machado a poeta Inês Lourenço: «estimulante colectânea de pequenas narrativas, que nos fazem viajar com gosto e eficácia pela ambiência açoriana. Numa linguagem escorreita e contida, mas plena de referências cultas, numa associação poética entre o concreto e o intangível, vemos desfilar perante os nossos olhos, diversos tipos humanos, cheios de singularidades. Mesmo as vizinhas, as beatas, os velhos baleeiros, os pequenos tendeiros, os eruditos decadentes, comunicam-nos uma espécie de nobreza e probidade, entranhados no fundo marítimo da paisagem insular. Diversos pontos de vista, desde o olhar infantil até aos cambiantes da vida adulta, nos aparecem, numa mansa mas vivaz sabedoria.»

«Em 2012, Carlos Alberto Machado publicou um volume de "Histórias Açorianas", heteróclita coleção de vinhetas sobre a vida nas ilhas, que acabava sendo um belo exemplo de etnologia literária. Agora, regressa com mais umas quantas dezenas de prosas breves, no mesmo registo: entre a crónica do quotidiano e a ficção mais cáustica (veja-se o "Manifesto Canino", sobre um congresso de cães que não podia ser mais humano).»
Rubrica OBRIGATÓRIO da Rev. Expresso - 18-02-2017

Novas Estórias Açorianas

Seguidas de Um Par de Crónicas

de Carlos Alberto Machado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898592651
Editor: Companhia das Ilhas
Data de Lançamento: novembro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 111 x 146 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Coleção: Transeatlântico
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789898592651

SOBRE O AUTOR

Carlos Alberto Machado

Carlos Alberto Machado, escritor nascido em Lisboa (1954) e radicado nos Açores desde 2005, tem uma obra reconhecida nas áreas do ensaio, (antropologia e sociologia da cultura), história do teatro português, teatro e poesia, com obras publicadas em editoras de prestígio.
É Licenciado em Antropologia e Mestre em Sociologia da Comunicação e Cultura.
Integrou Poetas sem Qualidades (Averno, 2002, direção de Manuel de Freitas).
Tem poesia traduzida em castelhano e francês. Criou a revista Magma (2005-2009, co-direção com Sara Santos). Dirigiu, com Urbano Bettencourt, a Biblioteca Açoriana.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU