10% de desconto

No Reino do Anonimato

Estudo sobre o Jornalismo Online

de José Pedro Castanheira
Editor: Edições MinervaCoimbra, abril de 2004 ‧
17,50€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro

Este livro, escrito por um jornalista da imprensa escrita, é um dos primeiros estudos efectuados em Portugal sobre este novo media, que já entrou no quotidiano da opinião pública. O ponto de partida é um caso concreto e paradigmático, ocorrido no semanário Expresso, onde o autor trabalha.
José Pedro Castanheira analisa as enormes virtudes e potencialidades do online, como a total liberdade de expressão, o fim das barreiras geográficas e temporais, a interactividade, o acesso a uma informação mais diversificada e a participação dos leitores na elaboração do noticiário. Ao mesmo tempo que aponta alguns riscos e até perigos, como a tendência muito comum para o insulto e a difamação, e o recurso frequente ao anonimato, que tanto pode ser encarado como a magia ou como a maldição da internet.
Considerado um «quarto tipo de jornalismo», o online é um desafio permanente à transformação dos outros três (imprensa, rádio e televisão) e da própria profissão de jornalista. Mas estaremos nós perante o fim anunciado dos jornais e dos jornalistas?

No Reino do Anonimato

Estudo sobre o Jornalismo Online

de José Pedro Castanheira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727981175
Editor: Edições MinervaCoimbra
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 232 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789727981175
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

José Pedro Castanheira

José Pedro Castanheira (Lisboa, 1952) é jornalista profissional desde 1974. Tem formação em Economia e uma pós-graduação em Jornalismo. Trabalhou em jornais como A Luta, O Jornal e, durante 28 anos, o Expresso. Foi presidente da direção do Sindicato dos Jornalistas. Tem-se dedicado à grande reportagem e ao jornalismo de investigação, e ganhou alguns dos mais prestigiados prémios atribuídos em Portugal, entre os quais o Prémio Mário Mesquita 2025, da Sociedade Portuguesa de Autores. É autor de uma dezena de livros, nomeadamente Quem Mandou Matar Amílcar Cabral? (1995, editado também em Itália e França); A Filha Rebelde (com Valdemar Cruz, 2003, editado também em Espanha e que deu origem a uma peça de teatro e a uma série); Os Dias Loucos do PREC (com Adelino Gomes, 2006); e Jorge Sampaio: Uma biografia (2 vols., 2012/2017). Na Tinta-da-china, publicou A Queda de Salazar (com António Caeiro e Natal Vaz, 2018), Olhe Que Não, Olhe Que Não! (com José Maria Brandão de Brito, 2020), Os Últimos do Estado Novo (2023) e dois diários de bordo: Volta aos Açores em 15 Dias (2022, Grande Prémio de Literatura de Viagens APE — Maria Ondina Braga) e À Descoberta das Ilhas Selvagens (2024) — e os dois volumes de Histórias da PIDE (2025/2026).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU