10% de desconto

No Bicentenário da Revolução Liberal - Vol. II

Os 40 dias que mudaram Portugal

de Vital Moreira e José Domingues

Livro eBook
editor: Porto Editora, setembro de 2020
As revoluções têm por objetivo imediato a tomada do poder para mudarem as instituições e quase todas começam pelo assalto à sede do poder vigente. No caso da nossa Revolução Liberal, porém, a insurreição ocorreu no Porto, estando o poder em Lisboa, pelo que somente poderia dar-se por vitoriosa com a conquista da capital. Este livro relata os agitados e aventurosos quarenta dias que a Revolução demorou a percorrer, desde a alvorada no Porto até à entrada triunfal em Lisboa.

Diferentemente dos relatos usuais, esta é uma versão da Revolução ao vivo, assente nas memórias dos seus protagonistas, nos relatos dos que a viveram e nos recortes dos jornais da época que a noticiaram.

Esses quarenta dias iniciaram o breve triénio liberal, que culminou na aprovação da nossa primeira Constituição (1822) e na inauguração do sistema de representação parlamentar entre nós, mudando efetivamente Portugal - para sempre. Apesar da reação antiliberal e anticonstitucional da Vilafrancada (1823), a Revolução constitucional vintista não somente inaugurou o moderno constitucionalismo entre nós, mas também estabeleceu os alicerces do constitucionalismo democrático, que se repercutiu até à atual Constituição da República Portuguesa de 1976.

No Bicentenário da Revolução Liberal - Vol. II

Os 40 dias que mudaram Portugal

de Vital Moreira e José Domingues

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-03285-0
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: setembro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 978972003285010
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

200 Anos de um grande acontecimento

Gonçalo Maia Marques

Uma cronologia detalhada, vivida, dos principais acontecimentos marcantes do ano de 1820 e da caminhada (dura e difícil) para a construção de um Portugal Liberal, com todos os escolhos e desafios que tal pressupôs, num momento de encruzilhada. Abordagem territorial e histórico-política muito interessante, sempre com uma linguagem rigorosa, mas clara e acessível a todo o público não especializado. Tem um apêndice documental muito rico, que pode ser trabalhado e seleccionado por professores desde o nível básico e secundário, até ao superior, tanto nos Cursos de História, como de Direito. É também uma forma de trabalhar multiperspetiva com a assinatura de vários protagonistas, como a mais recente pedagogia nos ensina.

e e e e e

Excelente publicação sobre o Bicentenário da Revolução Liberal de 1820

Tiago Manalvo

Nesta obra em dois volumes, os autores realizaram uma excelente compilação de textos que permitem uma melhor interpretação dos acontecimentos políticos inerentes à revolução liberal, analisando as consequências políticas da mesma, e sobretudo a dimensão que implicou a introdução de um texto constitucional no ordenamento jurídico português, sobretudo na vida em sociedade e na organização do poder. Inclui ainda um boa indicação de fontes biográficas, e uma cronologia, que podem ser da maior utilidade para aqueles que gostam de aprofundar ainda mais uma pesquisa histórica.