No Adeus à Sombra do Mestre Aquilino Livro
de Manuel de Lima Bastos
Sobre
o LivroNo nosso tempo as palavras tinham rosto e, para mim, um rosto da amizade é o de Manuel de Lima Bastos. Somos homens de afectos, a nossa bênção e a nossa maldição. O afecto é o passo mais directo para a amizade e amigos nos tornamos e ficamos para sempre.
Creio que a amizade, essa pequena palavra onde tudo está dito, é uma virtude privada que pode confessar-se num belo espaço público como este da Biblioteca Municipal de Espinho. É a amizade que nos funda e funde nesse acerto de olhares, nesse consenso de linguagens, nessa comunhão de gostos e contra-gostos, nessa cumplicidade de repulsas, de preconceitos, de reflexos e sobretudo dos afectos das nossas águas mais silenciadas. a amizade é o lugar da terra onde mais gosto de viver. Por ela aqui vim hoje.
Desde a primeira vez em que pessoalmente nos encontramos, tornei-me logo velho amigo do Dr. Manuel de Lima Bastos embora já o conhecesse e admirasse através dos seus escritos na sedutora cartografia onde o cativante feitiço dos textos aquilinianos se entrelaça com o singular murmúrio da sua voz cortante de pão, pão, queijo, queijo.
Chegamos sempre tarde aos livros que imaginamos ler: eles estão sempre à nossa frente, à espera de uma impossível coincidência. o livro de Manuel de Lima Bastos trouxe-me o gosto e a alegria dessa feliz coincidência.