Nina Mina de Ouro

de Vítor da Rocha

editor: Mosaico de Palavras
Em Nina Mina de Ouro seguimos a vida da suburbana Nina, que, graças à mais-valia dos seus dotes físicos, consegue alcançar o éden moderno - carro topo de gama e conta bancária robusta. Ainda que pelo caminho se vá despindo de tudo - ideais, marido, filha, mãe, amigos, simples objectos sem valor que só atrapalham a subida. É todo um modo de vida, ritmado pelos humores das coisas, das terras e das casas e pelas vozes dos vizinhos, que vai ficando para trás das costas da personagem, na sua impávida cavalgada para um objectivado além dourado.

Na verdade, sempre houve destes crentes (in)felizes e afortunados no percurso da Humanidade. Mas eram apenas minúsculos grãos de areia no meio do enorme e amorfo oceano composto de honesta e desventurada arraia-miúda. Hoje, são mais que as mães, a ponto de se terem constituído em ideologia ou religião (não) oficial dos povos - satisfazer o umbigo, ainda que sobre o cadáver do outro. Ou o seu próprio…

Uma violenta condenação da modernidade urbana, onde a condição de ter suplantou irremediavelmente a de ser.

Nina Mina de Ouro

de Vítor da Rocha

ISBN: 9789898253200
Editor: Mosaico de Palavras
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 239 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 456
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789898253200
Vítor da Rocha

Vítor da Rocha é professor, natural da freguesia de Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, e residente na área do Grande Porto.
Pós-graduado em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Estreou-se na escrita em 1997, com a publicação da obra Na Andadura do Tempo (contos), pela Campo das Letras, obra que foi selecionada para apoio pelo IPLB – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, do Ministério da Cultura, a que se seguiram os romances Postigo Cerrado (2002), pelo Círculo de Leitores, e Nina mina de ouro (2009), pela Mosaico de Palavras Editora.
No domínio da literatura infantojuvenil, publicou, em 2004, a obra Contos com Bicho (Gailivro), incluída no PNL - Plano Nacional de Leitura, e o Romance da Burra (2013). Foi ainda coautor, em 2006, da obra Cinco Enterros do João, pela Arca das Letras.
É ainda autor das obras AIMMAP – 50 anos de história (monografia, 2007), João Moura – do Barroso ao Porto (biografia, 2007), Jorge Casais – da vontade se fez obra (biografia, 2007) e Joaquim Viana – Forjar o destino (biografia, 2014), tendo ainda textos seus publicados nas coletâneas a Arte pela Escrita (de 2009 a 2017) e Contos Cardeais (2009), pela Mosaico de Palavras Editora.
Tem ainda desenvolvido atividades de revisor de imprensa, tradutor e redator em vários jornais e editoras no Porto.

(ver mais)