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O oficial nazi que esmaga a cabeça de um recém-nascido contra uma parede e o soldado SS que escarnece da miserabilidade de um velho, são imagens suficientemente conhecidas do pesadelo hitleriano. Contudo, elas implicam uma questão fundamental: o que fez aquele oficial nazi e o soldado SS já que provavelmente foram bebés e adolescentes iguais a todos os outros? O que os tornou em monstros?
Uma transformação que pode ser explicada por diversos factores, mas Hubert Hannoun debruça-se, aqui, sobre um muito especial: o da educação. E, assim, surge outra questão: quais são os princípios de educação que podem fabricar tais monstros? Uma terceira, também: a expressão de educação nazi não será contraditória em si mesma, já que educar é elevar o homem para o seu melhor-ser?
No sentido de dar resposta, o autor analisa numerosos textos de ideólogos pré-nazis e nazis, incluindo autores franceses, e conclui que não há nenhuma afirmação dos teorizadores da formação nazi da época hitleriana que não tenha sido anteriormente formulada por outros ideólogos. O edifício teórico nazi fundamenta-se rigorosamente sobre três princípios (o naturalismo racista; a hierarquização dos seres e o providencialismo) sem qualquer fundamento, como Hubert Hannoun demonstra à luz das conquistas das ciências contemporâneas (história, biologia, etnologia, sociologia...). Argumentação que leva o autor a concluir que a formação nazi não pode mais que revestir o aspecto de um adestramento infra-educativo.
Um livro fascinante e imprescindível.
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789728407735 |
Editor: | Instituto Piaget |
Data de Lançamento: | abril de 1998 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 159 x 234 x 53 mm |
Páginas: | 254 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Horizontes Pedagógicos |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia |
EAN: | 9789728407735 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |