Morrer com Dignidade
SINOPSE
Discute-se no nosso país a despenalização da Morte Assistida, mas um aspeto é evidente: morre-se mal em Portugal. Em muitos casos, a morte é um processo solitário de violenta agonia e degradação física.
Neste livro, da autoria do movimento cívico Direito a Morrer com Dignidade, e organizado pelo médico e político João Semedo, defende-se que cada pessoa deve poder assumir a opção que entender sobre os últimos momentos da sua vida: continuar a sofrer ou acabar com esse martírio. Seguindo-se este enquadramento profundamente democrático, ninguém é obrigado e ninguém é impedido, o único critério é a escolha de cada um.
Inclui:
- Prefácio de Gilberto Couto (médico) e posfácio de Lucília Galha (jornalista)
- 33 questões fundamentais sobre a morte assistida
- Depoimentos de personalidades destacadas da sociedade portuguesa
- Textos dos autores dos projetos de lei em debate no Parlamento: Maria Antónia Almeida Santos, deputada do PS; José Manuel Pureza, deputado do BE; André Silva, deputado do PAN; Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, deputados do PEV.
- Textos de juristas sobre a consagração da despenalização na lei portuguesa: Rafael Gonçalves, José Eduardo Martins
- Sugestões de leitura.
Os direitos de autor deste livro revertem por inteiro para a ONG Médicos do Mundo.
CRÍTICAS
«Organizado pelo médico e político João Semedo e da autoria do movimento cívico “Direito a Morrer com Dignidade”, um movimento a favor da despenalização da morte assistida no nosso país, este livro defende que cada pessoa deve poder assumir a opção que melhor entender sobre os últimos momentos da sua vida: continuar a sofrer ou terminar com esse sofrimento. Num contexto autenticamente democrático, ninguém deve ser obrigado e ninguém de ser impedido de fazer a sua própria escolha. O único critério é a decisão de cada um, sempre na pressuposição de ter uma morte digna.»
Plano Nacional de Leitura
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789896661823 |
| Editor: | Contraponto Editores |
| Data de Lançamento: | maio de 2018 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 151 x 238 x 12 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 152 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Ciências Sociais e Humanas
>
Sociologia
|
| EAN: | 9789896661823 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
OPINIÃO DOS LEITORES
Opinião
Flávia
Adorei ler sobre o tema
Morrer com dignidade - a decisão de cada um
Susana
Este livro é um contributo para o exercício da cidadania e para o respeito da dignidade humana. Testemunhos, respostas a questões fundamentais sobre a morte assistida e textos de juristas sobre a consagração da despenalização na lei portuguesa. Recomendo.
Morrer com Dignidade
António Arnaut Duarte
Este grande homem, deixou-nos mais um enorme contributo para refletirmos sobre um assunto extremamente sensível e importante da nossa vida colectiva. É escusado tentar dar voltas sobre este tema, pois ele é incontornável, e é nisso que está a grandeza do Dr. João Semedo, ao trazer à discussão uma questão que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos que decidir e fazer opções. Ele foi um exemplo de cidadão, pois apesar da gravidade da sua doença, ainda reuniu energia para nos deixar esta obra e atrever-se a ser protagonista de "actos de amor" a uma causa e a ideais, pelos quais sempre se bateu. Bem haja pelo seu exemplo de coragem.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
A Boa-Morte10%Coisas de Ler5,00€ 10% CARTÃO
-
A Morte Assistida e Outras Questões de Fim-de-Vida10%Edições Almedina22,90€ 10% CARTÃOportes grátis