Mitos e Lendas Celtas da Irlanda

de Angélica Varandas

editor: Clássica Editora, fevereiro de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O universo dos mitos e lendas celtas da lrlanda antiga foi redescoberto a partir dos finais do século XIX. Desde então, muitos são os autores que nele se têm inspirado para escrever poemas, peças dramáticas, romances, contos para crianças e jovens, entre outras apropriações e adaptações. Neste volume recorremos a fontes que considerámos mais fidedignas e que melhor se aproximam das histórias, tal como elas foram contadas, pela primeira vez, através dos manuscritos produzidos ao longo da Idade Média.
Pretendemos, por um lado, fazer jus a todo um conjunto de Histórias que mergulham as suas raízes num passado pré-cristão, em que foram divulgadas por via oral até serem fixadas por escrito, mais tarde, pelos monges que cristianizaram a Irlanda. Por outro lado, acreditamos ser esta a melhor maneira de transmitir aos leitores a atmosfera mágico que estes contos invocam e sugerem.
Foi, sobretudo, por estas razões que decidimos manter muitos dos nomes de pessoas e lugares que dominam estas histórias, pois omiti-los seria desrespeitar uma das suas características fundamentais: a topografia, através da qual se procurava registar e legitimar a linhagem de determinados reis e heróis, perpetuando a sua memória, e explicar os nomes encontrados para uma terra que se assumia como uma deusa poderosa, revelada fisicamente nas curvas ondulantes dos montes, nos vales profundos, nas extensas planícies e nos lagos de água azul e clara. Na personificação da Grande Deusa da Terra assenta grande parte da essência desta mitologia, pelo que se torno vital manter todos os aspectos que contribuem para o seu entendimento e definição, incluindo o elemento topográfico. Para ajudar o leitor incluímos um glossário no final do livro.
Esperamos, pois, com esta obra conseguir não só respeitar os aspectos e os elementos mais essenciais das histórias que narramos, bem como transmitir o encanto, a beleza e a magia dos mitos e lendas dos Celtas que habitaram a Irlanda antiga.

Mitos e Lendas Celtas da Irlanda

de Angélica Varandas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725613474
Editor: Clássica Editora
Data de Lançamento: fevereiro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 165 x 235 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 370
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789725613474
Angélica Varandas

Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutora em Literatura Inglesa Medieval, é investigadora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) de cuja Direcção também faz parte. A sua investigação tem sido dedicada ao estudo da literatura e cultura medieval inglesa, bem como da fantasia e do medievalismo. Entre as suas publicações conta-se a tradução de Beowulf, do inglês antigo para português (A. Varandas e L. Azuaga, Assírio e Alvim, 2022), sendo este poema anglo-saxónico uma das principais fontes de inspiração do legendarium de J. R. R. Tolkien.

(ver mais)
Sapiens - História Breve da Humanidade

Sapiens - História Breve da Humanidade

10%
Elsinore
25,61€ 28,45€
portes grátis