Mito e Criação Literária

Livro 1

de Maria Leonor Machado de Sousa

editor: Livros Horizonte
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Mito e Criação Literária

de Maria Leonor Machado de Sousa

ISBN: 9789722406598
Editor: Livros Horizonte
Idioma: Português
Dimensões: 125 x 185 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 120
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizonte
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > História da Literatura
EAN: 9789722406598
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Maria Leonor Machado de Sousa

Maria Leonor Machado de Sousa Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1954. Em fevereiro de 1974 passa a integrar o corpo docente da recém-criada Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em Ciências Literárias. Já como Professora Catedrática, viria a criar o Departamento de Estudos Anglo-Portugueses. Em 1981 criou o Centro de Estudos Anglo-Portugueses, atual CETAPS, que orientou até à sua aposentação em 2001, dirigindo desde o início a Revista de Estudos Anglo-Portugueses. Lançou na Faculdade o Mestrado de Estudos Anglo-Portugueses. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi 2ª Vice-Presidente no triénio 2002-2004. É membro do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Colaborou em várias iniciativas, como formação de intérpretes de conferência (CEE), Ano Propedêutico, IPED, Universidade dos Açores e Aberta. Em 1988 foi nomeada Vice-Reitora da Universidade Aberta, em 1990 Diretora da Biblioteca Nacional, lugar de que pediu a demissão em 1996.
É vice-presidente da assembleia geral da fundação Inês de Castro desde a sua criação. Manteve uma atividade variada em diversas linhas de pesquisa: estudos comparados, viajantes, mitos portugueses, estudos de cultura e literatura inglesa e portuguesa, Modernismo Português, Fernando Pessoa, Garrett, literatura tradicional, literatura de terror e Romantismo. Desde a década de 1980, tem-se focado essencialmente no estudo da formação e projeção do episódio de Pedro e Inês, tendo organizado várias exposições, feito várias conferências e publicado vários livros e artigos sobre o assunto.

(ver mais)