10% de desconto

Ministros da Noite

Livro negro da expansão Portuguesa

de Ana Barradas

editor: Antígona, agosto de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
"Ministros da Noite, como cães esfaimados, toda a prata do mundo os não poderá fartar."
Fernão Mendes Pinto

Obra de indiscutível actualidade em tempos de racismo estrutural - impossível de tapar como o sol com uma peneira -, visível na violência policial, em artigos de jornal e em ideias peregrinas como a construção de museus que celebram as descobertas, Ministros da Noite - Livro Negro da Expansão Portuguesa (1991) chega à sua quarta edição, com um novo prefácio de Ana Barradas. Esta colectânea de textos recolhidos em cinco séculos de historiografia nacional é uma tentativa de desmontagem do discurso colonial que tem acomodado a nossa cultura ao nacionalismo e à xenofobia. Um discurso hoje modernizado, envolto nas roupagens envernizadas do neoliberalismo, servido de bandeja com a grandiloquência própria de um regime de novos-ricos, prosaico herdeiro da comemorativite aguda reavivada pelo fascismo dos anos 30. Dando um panorama de amplo fôlego - da escravização dos africanos ao genocídio dos povos indígenas, das viagens marítimas à guerra colonial - e um testemunho da história desprezada que foi a resistência ao expansionismo português, este livro reconhece sem peias o logro da excepção do colonialismo nacional, revelando o avesso dos triunfos civilizadores e da gesta heróica dos ousados navegadores que a bafienta propaganda alardeava, com ecos nas gerações de hoje.

Ministros da Noite

Livro negro da expansão Portuguesa

de Ana Barradas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726083498
Editor: Antígona
Data de Lançamento: agosto de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 210 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789726083498
e e e e e

O lado mais desconhecido da expansão portuguesa

Ana Gonçalves

Decisivo para a compreensão do que foi a chamada expansão portuguesa. O lado mais obscuro e desconhecido dos empreendimentos portugueses. Essencial para uma compreensão do nosso passado; essencial para que possamos olhar para o futuro sem esqueletos no armário.

Ana Barradas

Tradutora e jornalista, Ana Barradas nasceu em Moçambique. Foi redactora da revista Política Operária e dirige a editora Ela por Ela.
É autora de várias obras, entre as quais Ministros da Noite, Dicionário Incompleto de Mulheres Rebeldes, O Império a Preto e Branco e As Clandestinas. Traduziu para a Antígona diversos títulos, nomeadamente de Jack London, George Orwell e Noam Chomsky.

(ver mais)
Portugal - A Revolução Impossível?

Portugal - A Revolução Impossível?

10%
Antígona
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Salazar e o Saneamento Financeiro

Salazar e o Saneamento Financeiro

10%
Edições Almedina
24,10€ 10% CARTÃO
portes grátis