Miguel Torga - Diário Douro

de Paulo Magalhães

editor: Edições Caixotim, setembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Uma obra que é um tributo a Miguel Torga, aliando transcrições do seu Diário a fotografias de Paulo Magalhães. Um volume de excelente qualidade gráfica, onde se destacam as "imagens belíssimas" que o tornam uma obra de "magia e transcendência", incontornável na bibliografia torguiana.

Este álbum, em formato italiano, integrado nas comemorações do centenário do nascimento de Miguel Torga e publicado em parceria com a DRCN (M.C.), reproduz parte significativa do Diário (1.ª edição) sobretudo no que se refere à região transmontana e alto-duriense, que o poeta considerou o reino maravilhoso, ou o paraíso, conforme escreve Francisco José Viegas no Prefácio. A par do texto fac-símilado em papel especial, Diário - Douro apresenta belíssimas fotografias do premiado Fotógrafo Paulo Magalhães, que aliam um alto recorte constrastivo dos pormenores à densidade ambiental da paisagem, que fazem desta edição um tributo ao universo poético torguiano e à sua exaltação dos espaços geográficos e humanos.

«O reino maravilhoso já não existe. Existem - em seu lugar - paisagens, declives, montanhas, enseadas junto do rio mais belo que conheço, esconderijos pelas colinas, florestas que resistem ao granizo do tempo. E existe a luz, a luz fantástica do Douro, a luz misteriosa das suas águas e da poeira que vai de uma margem a outra [...] Fotografar tudo isto é um acto de coragem absoluta, porque supõe o desafio de aceitar essa herança de magia e transcendência. O Douro é a terra de um génio ignorado, mantido em segredo e transformado em lenda: atravessamos por aí, nos caminhos do segredo e da lenda, outro vastíssimo desafio, que é o de não deixar desaparecer a própria magia do lugar. Olhemos para essas imagens. Olhemos para essas colinas, para os santuários perto dos cabeços das serras, para os miradouros sobre os cachões do rio, para os muros derrubados nos castelos - são lugares sagrados.[...]» (Francisco José Viegas in Prefácio)

Miguel Torga - Diário Douro

de Paulo Magalhães

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898100078
Editor: Edições Caixotim
Data de Lançamento: setembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 227 x 297 x 32 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 146
Tipo de produto: Livro
Coleção: Caixotim Artes e Letras
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Fotografia Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789898100078
Paulo Magalhães

Paulo Magalhães é natural do Porto e licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Contudo, tem dedicado a sua actividade profissional à área da Fotografia, o que lhe permitiu a edição de livros como Portugal Panorama e outro sobre o Mirandês. No entanto, os seus conhecimento jurídicos possibilitaram-lhe a recente edição do livro O Condomínio da Terra - Alterações climáticas e implicações jurídicas, obra que teve repercussão internacional através da Quercus e do canal Odisseia. Todavia, Diário - Douro é o projecto de fotografia mais acarinhado por Paulo Magalhães, que procura através dele homenagear Miguel Torga, o poeta, escritor e médico que conheceu pessoalmente e sobre cuja relação escreve no texto de apresentação aqui incluído.

(ver mais)
Os Porquês da Esperança

Os Porquês da Esperança

10%
Matéria Prima
15,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
O Condomínio da Terra

O Condomínio da Terra

20%
Edições Almedina
13,77€ 10% + 10% CARTÃO