Meu Portugal Brasileiro
de José Jorge Letria
Sobre
o LivroA vida apaixonante de um português na corte de D. João VI no Rio de Janeiro. Os sonhos e as incertezas de dois povos unidos pelo nascimento de uma nação.
A bordo de uma das naus da frota que leva a família real para o Brasil, em finais de 1807, vai um jovem oficial que tudo deixa em Lisboa - família, noiva e muitos sonhos - para cumprir o seu dever de militar. Os anos que se seguem vão ser de emoção, sofrimento e permanente descoberta. Estando perto da família real, conhece as suas grandezas e misérias, mas também observa de perto o drama da escravatura.
Dessa experiência nasce um livro de memórias ficcionadas que tem o tempero forte da aventura, da intriga de corte, das amizades que nascem para durar e das paixões que o tempo não deixa morrer.
Meu Portugal Brasileiro é um livro comovido e comovente, no qual realidade e ficção se misturam numa verdadeira celebração da História e da vida que liga dois povos: um filho que o pai já perdera a esperança de conhecer, os ideais que mudam vidas inteiras, os feitiços que os escravos de origem africana sabem fazer e desfazer, as perversidades de uma rainha que nunca gostou do Brasil, as conspirações e boatos sobre a sexualidade ambígua de um rei que gosta de música e de frango assado, a personalidade única de um príncipe que se torna imperador do Brasil.
Um livro que apetece ler e reler, em Portugal ou no Brasil, porque é uma longa viagem de ida e volta ao fundo da memória de um homem que nunca desiste de sonhar e de acreditar. Uma verdadeira celebração da História e da vida que une dois povos e duas culturas.
Sou uma estudante de português em Espanha, e na minha opinao foi uma forma de conhecer de mais a cultura vossa. (Desculpem os meus erros!)
O livro apresenta 4 aspetos fundamentais: uma leitura perfeita que se torna comovente da alma dos portugueses que pelos mais variados motivos tiveram de deixar Portugal; um enquadramento histórico com pormenores muito importantes, como a problemática da escravatura; a descrição das muitas maravilhas que os portugueses deram a conhecer ao mundo e por último trata-se de um romance pouco conseguido.
Sinto muito, mas este romance é uma grande decepção! Colagem de factos bem conhecidos com um "enredo" fraco, previsível, sem imaginação. Obra quase fastidiosa e às vezes patética.