Metodologia Científica

Fundamentos, métodos e técnicas (4ª Edição)

de Manuel João Vaz Freixo

editor: Instituto Piaget, fevereiro de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Esta 4.ª edição revista e aumentada de Metodologia Científica, vem sublinhar ainda com mais propriedade a importância da metodologia científica no desenvolvimento do conhecimento e sobretudo na asserção de que o seu domínio nos seus fundamentos, métodos e técnicas, deve integrar a bagagem cultural e científica do universitário dos nossos dias. Nessa aceção, Vaz Freixo reafirma a informação, o conhecimento e o saber, como valores críticos e reflexivos do homem contemporâneo. Só assim a ciência e a tecnologia se concretizam em formas de desenvolvimento que, em simbiose, podem determinar positivamente o evoluir da pessoa e das sociedades. Nesta circunstância, todo o saber deve perspetivar o saber-fazer e o saber-ser, atitudes em que assenta e se compreende a necessidade de saber-investigar, sendo que esta competência pressupõe igualmente a assunção de um espírito científico, enquanto atitude ou disposição subjetiva do investigador que procura soluções sérias, com métodos adequados, para o problema que enfrenta. É justamente neste quadro de referências e objetivos, tal como afirma M. João Vaz Freixo, «que todo o profissional deve ser formado». É desta forma que o autor considera o processo de criação científica como tendo em si uma envolvência de caráter prático, sem dúvida, contudo, tal saber-fazer não pode dispensar as mais diversas implicações de natureza teórica que conferem a este processo a necessária fundamentação epistemológica, e é justamente aqui que a obra prescreve um justo equilíbrio entre essas duas dimensões tornando-as complementares. A expectativa do autor vai no sentido de a obra poder contribuir para facilitar o trabalho aos estudantes de metodologia nas diferentes formações universitárias e, por outro, ajudar os estudantes que se encontrem em plena fase de elaboração de trabalhos de investigação a ver os seus propósitos mais facilitados... sem esquecer, como não poderia deixar de ser, os próprios professores desta área curricular que poderão encontrar no livro, pelas razões já apontadas, um meio útil de preparação dos seus alunos num tempo em que estes são convidados a desempenharem um papel mais ativo na construção do seu próprio conhecimento e a serem capazes de profissionalmente darem respostas, através da investigação, a problemas concretos que ocorrerão no seu quotidiano profissional.

Metodologia Científica

Fundamentos, métodos e técnicas (4ª Edição)

de Manuel João Vaz Freixo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896591144
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: fevereiro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 233 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 231
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789896591144
e e e E E

Metodologia Cientifica

Carlos Vicente

Um livro de referência para quem pretende ou tramita nestas áreas do saber. Todavia, deixamos a ressalva que este livro nasce da ideia das aulas lecionadas pelo autor em contexto académico, pelo que existe a referência a Anexos inexistentes (v.g. página 285 ss.) que só estão ou são disponibilizados pelo autor nas aulas em que leciona, a par de outras reflexões inacabadas que só podem ser esclarecidas ou suprimidas presencialmente - depreendemos. Daí colocamos algumas reservas quanto à sua efetiva compra, pois porventura será melhor seguirmo-nos pelos cadernos das aulas das próprias Instituições de Ensino onde estas matérias são lecionadas.

e e e e E

Metodologia Cientifica

Luís Ribães Monteiro

Um livro de grande utilidade prática para quem pretende apresentar um trabalho cientifico.

Manuel João Vaz Freixo

Manuel Vaz Freixo, doutor em Ciências da Comunicação na especialidade de Comunicação e Linguagens pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Comunicação Educacional Multimédia e pós-graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino básico (2.º ciclo) e, vai para 15 anos, professor no ensino superior na área das Ciências da Comunicação. Ex-deputado da Assembleia da República integrando a Comissão de Educação Ciência e Cultura, tendo feito parte da subcomissão que elaborou a Lei de Bases do Sistema Educativo. Presentemente exerce funções como docente e investigador no Instituto Piaget, a cujos quadros pertence.

(ver mais)