Menina Rica, Menina Pobre Livro
de Joanna Rees; Tradução: Margarida Luzia
Sobre
o LivroThea e Romy são duas lindas bebés cujo futuro é ditado por uma moeda atirada ao ar. Separadas e vendidas na calada da noite, os seus destinos não podiam ser mais diferentes. Thea é enviada para os Estados Unidos, onde a espera uma vida de privilégio e luxo. Romy é internada num violento e degradado orfanato na Alemanha de Leste. Embora vivam em continentes diferentes, os seus caminhos vão cruzar-se ao longo dos anos, sem que nenhuma conheça a identidade da outra. Mas os seus mundos acabarão por colidir um dia. Face a uma tragédia iminente, com tudo o que lhes é mais querido em jogo, elas têm apenas duas opções: destruírem-se mutuamente ou unirem-se, arriscando as próprias vidas, para descobrir a chocante verdade sobre o seu passado.
Das vielas decadentes de Londres aos arranha-céus de Nova Iorque, das montanhas geladas da Europa de Leste às exuberantes praias das Caraíbas, duas mulheres unidas pelo poder invisível dos laços de sangue constroem as suas vidas numa luta permanente contra a arbitrariedade do acaso.
(...)E algo fantástico neste livro é o facto de a autora comentar quais as músicas que estão a passar no momento na história, por exemplo, músicas da Madona, e são músicas que conhecemos bem, principalmente a geração dos anos 80, então isso faz com que estejamos a viver, a sentir, a presenciar os acontecimentos, é um livro muito realista, sentimos tudo cá dentro como se estivesse a acontecer naquele preciso momento e nós estivéssemos a assistir a tudo! Pois relata acontecimentos históricos, pessoas reais, empresas reais, basicamente faz-nos acreditar que aconteceu mesmo. Pode não ter sido com estas duas e exactamente da mesma maneira, mas relata fielmente a vida de muitas pessoas que nos rodeiam, situações que aconteceram mesmo e que ainda acontecem, tais como o tráfego humano, a exploração das mulheres, pessoas a quem a liberdade é roubada, seja física, seja de pensamentos e vontade, a perda de entes queridos, bem... dentro desta história estão centenas de histórias... Mais uma vez destaco o fascinante que foi acompanhar a vida de Thea e Romy e as reviravoltas mirabolantes das suas vidas. Eu até sonhei com este livro! E sem dúvida que vou voltar a reler esta história, vou tentar ler com mais calma e de uma maneira menos sôfrega.(...)
Confesso que pensei que este livro abordava apenas a história de duas irmãs que foram separadas logo após nascerem. Mas o mais curioso é que a vida de ambas se cruza bastante ao longo das suas vidas sem que nenhuma saiba da existência uma da outra. Uma história que aborda a queda do muro de Berlim e a venda ilegal de bebés para diversos pontos do ocidente. Um livro muito histórico, repleto de perdas e desgostos mas muito apaixonante. Chorei imenso no final, das histórias mais inesquecíveis que já li!!
Pelo titulo pode parecer uma historia de gêmeas separadas à nascença onde uma vai ter tudo e outra sem nada. Mas é muito mais do que isso. Ficamos presos às paginas desde o inicio.
Li um excerto deste livro e achei que devia compra-lo o mais rápido possível e em boa hora que o fiz porque conta nos uma historia muito emotiva e envolvente.Recomendo vivamente.
Uma história apaixonante e cativante
Ainda não terminei, mas estou a adorar e acho que ainda irá melhorar... É muito interessante ver como duas histórias tão diferentes se cruzam em tantos pontos. Duas histórias de vida fascinantes e comoventes. Livro viciante!
História apaixonante! Não consegui largá-lo nem um segundo!
E estava paradinho na estante , imperdoável, adorei esta ternurenta, emocionante, viagem da Romy e da Thea, duas irmãs, dois mundos, que se cruzam e descruzam. Duas histórias de sobrevivência, um livro que não devem perder.
Joanna Rees mostra-nos através deste romance melodramático que a felicidade não está dependente da riqueza, mas sim do amor e do apoio das pessoas com quem nos relacionamos. O livro explora temas como os abusos sexuais, a exploração humana e a corrupção. Sendo que muitas situações da história são algo fantasistas, típicas de novela. Considero a escrita de Joanna Rees muito “pop”, fazendo alusões a músicas pop da época em que narrativa acontece e a marcas de designer conceituadas. Uma narrativa muito cativante. Mais em http://odisseianaspalavras.wordpress.com/2014/05/26/menina-rica-menina-pobre-de-joanna-rees/
Aduiri o livro por ter achado a sinopse interessante. Ainda não tive oportunidade de o ler, mas em breve será o meu companheiro.
Fabuloso. Recomendo intensamente.
Amei. Recomendo. nada ligth. Muito bom. A história de duas meninas separadas à nascença, mas que a vida acaba por unir. A americana rica que acaba por não ter uma vida tão cor de rosa como se poderia pensar, e a alemã de leste que vai para o orfanato mas luta por se libertar. Paralelamente temos a história da humanidade desde os finais do século XX (1971) até 2011. Para devorar.