Memórias da Plantação

Episódios de racismo quotidiano (2ª Edição)

de Grada Kilomba; Tradução: Nuno Quintas

editor: Orfeu Negro, maio de 2019
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Memórias da Plantação é uma compilação de episódios quotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Das políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais, Grada Kilomba desmonta, de modo acutilante, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de se ser colocada/o como Outra/o.

Publicado originalmente em inglês, em 2008, Memórias da Plantação tornou-se uma importante contribuição para o discurso académico internacional. Obra interdisciplinar, que combina teoria pós-colonial, estudos da branquitude, psicanálise, estudos de género, feminismo negro e narrativa poética, esta é uma reflexão essencial e inovadora para as práticas descoloniais.

Memórias da Plantação

Episódios de racismo quotidiano (2ª Edição)

de Grada Kilomba; Tradução: Nuno Quintas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898868527
Editor: Orfeu Negro
Data de Lançamento: maio de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 122 x 179 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicanálise
EAN: 9789898868527
e e e e e

De extrema urgência e importância

G. Mira Godinho

Um estudo interdisciplinar sustentado em episódios concretos, recorrentes e transversais de racismo em países ocidentais, logo, contra pessoas negras, bem como as consequências desses atos racistas nas suas vítimas e nas sociedades em que se manifestam. De extrema urgência e importância.

e e e e e

Urgente

Sónia K.

Este é um livro com uma escrita absolutamente notável, que prima por comunicar de uma forma acessível e por permitir a quem o leia seguir um raciocínio sem os exageros e complexidades propositadamente académicas com que muitas vezes nos deparamos. Uma obra essencial para quem queira debater com honestidade e fundamento o racismo.

e e e e E

excelente livro

cc

uma das melhores leituras que tive nos últimos tempos

Grada Kilomba

Grada Kolimba é uma artista interdisciplinar, escritora e teórica, com raízes em Angola e São Tomé e Príncipe, nascida em Lisboa, onde estudou psicologia e psicanálise. Na esteira de Frantz Fanon e bell hooks, a autora reflete sobre memória, raça, género, pós-colonialismo, e a sua obra estende-se à performance, encenação, instalação e vídeo.

Kilomba cria intencionalmente um espaço híbrido entre as linguagens académica e artística, dando voz, corpo e imagem aos seus próprios textos. Os seus trabalhos foram apresentados na 32.ª Bienal de São Paulo, na 10.ª Bienal de Berlim, na Documenta 14 e no MAAT, entre outros.

Vive em Berlim, onde se doutorou em filosofia na Freie Universität e foi professora no Departamento de Género da Humboldt Universität.

(ver mais)
Memórias da Plantação

Memórias da Plantação

10%
Orfeu Negro
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Secrets To Tell - Grada Kilomba

Secrets To Tell - Grada Kilomba

10%
Fundação EDP
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis