Melancolia

de António Pinto Ribeiro
Editor: AMBAR, abril de 2003 ‧
Este é o primeiro livro de ficção, chamemos-lhe assim, de António Pinto Ribeiro, autor de "Ser Feliz É Imoral" e "Dança Temporariamente Contemporânea", e director artístico da Culturgest. Com o subtítulo "Notas de Viagem", estes textos constituem uma espécie de mapa sentimental. Como refere o JL (30/4/03), " 'Melancolia' não é um exercício de exaltação turística, nem padece de deslumbramento pelo exotismo, extravagância ou grandiosidade dos sítios, onde as suas pequenas narrativas paracem fixar-se. Antes, se afigura aos cadernos, onde os escritores e pintores românticos registavam as suas impressões, quando viajar ainda tinha um sentido comovente da descoberta e as partidas e os regressos carreavam a ideia de encontros e separações ou simplesmente de acasos. 'Melancolia' passa mais pelos sentidos do que pelos roteiros, um pouco à maneira de pessoa, que dizia que viajar é sentir. Sobretudo, encerra uma peregrinação interior pela ausência do Outro."

Melancolia

de António Pinto Ribeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724306735
Editor: AMBAR
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 162 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789724306735
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Melancolia

Ana Isabel Feliciano Oliveira

este é um livro..k n é axim mt facil d ser lido..embora tenha um preço extremamente baixo (para o k temos vindo a ser habituados..na literatura moderna) mas da perfeitamente pa ver k o livro s centra nalguma melancolia...sentimento proveniente da ausencia!! pessoalmente, n gostei mt do livro!!

SOBRE O AUTOR

António Pinto Ribeiro

Nasceu em Lisboa e viveu em várias cidades africanas e europeias. Tem formação em Filosofia e Estudos de Cultura. Combina a sua atividade de professor com a de investigador e programador cultural. Foi membro do grupo de investigação MEMOIRS - Filhos do Império e Memórias Pós-Europeias, CES (2017-2023), diretor artístico e programador cultural em várias instituições culturais portuguesas, incluindo a Culturgest, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Fundação Calouste Gulbenkian, e comissário-geral de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura 2017. Curador de várias exposições, foi distinguido como Cidadão Honorário da Cidade de Buenos Aires pela cidade de Buenos Aires (2016), com a Ordem do Mérito Artístico e Cultural Pablo Neruda do Governo do Chile (2015) e como Cavaleiro das Artes e das Letras pelo Governo de França (2001). É autor de numerosas obras, entre as quais África, Os Quatro Rios. A Representação de África através da Literatura de Viagens Europeia e Norte-Americana (2017); Peut-on Décoloniser les Musées? (2019); e Novo Mundo - Arte Contemporânea no Tempo da Pós-Memória (2021).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU