Média, Informação e Democracia Livro
de J.-M. Nobre-Correia
Sobre
o LivroAs noções de liberdade da informação e de liberdade de informar, assim como as de independência da informação e de pluralismo da informação, sofreram alterações e, assim, ganharam atualidade e uma acuidade particularmente intensas. E é destes diferentes aspetos essenciais à existência de uma autêntica sociedade democrática que tratam os textos aqui reunidos.
Estes artigos não têm por origem as mais de mil crónicas sobre a informação, a comunicação e os média publicadas quase sempre semanalmente em publicações belgas (Pub, Media Magazine, Trends Tendances, Le Vif-L'Express) e portuguesas (Público, Expresso e Diário de Notícias), ou mesmo pontualmente nos diários bruxeleses La Libre Belgique e Le Soir, no portuense Jornal de Notícias ou no parisiense Le Monde, nem mesmo dos livros publicados em nome próprio.
Provêm, antes de mais, com uma ou outra exceção, dos quase 200 textos publicados em obras coletivas e em revistas académicas da área da informação-comunicação ou especializadas na análise política.