20% de desconto

Mecânica Quântica

Um primeiro curso

de Carlos A. R. Herdeiro

editor: Universidade de Aveiro, fevereiro de 2016
VENDA O SEU LIVRO i
"O livro Mecânica Quântica encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte começa por rever os vários formalismos da Mecânica Clássica usando três problemas paradigmáticos (Capítulo 1), os resultados experimentais que motivam a introdução das ideias quânticas (Capítulo 2), as ferramentas básicas da MQ (Capítulos 3 e 4) e a versão quântica dos três problemas discutidos anteriormente: o oscilador harmónico e o problema de Landau (Capítulo 5) e o problema do átomo de hidrogénio sem spin (Capítulo 6). A finalizar a primeira parte deste livro apresento um método para identificar e resolver problemas exactamente solúveis em MQ (Capítulo 7).
A segunda parte começa por descrever a aproximação WKB (Capítulo 8). De seguida é discutida a teoria geral do momento angular e o spin (Capítulo 9) e a teoria da dispersão (Capítulo 10). Os métodos perturbativos independentes e dependentes do tempo (Capítulo 11), os sistemas de partículas idênticas (Capítulo 12) e uma introdução à MQ relativista (Capítulo 13) completam o livro".

Mecânica Quântica

Um primeiro curso

de Carlos A. R. Herdeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727894659
Editor: Universidade de Aveiro
Data de Lançamento: fevereiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 209 x 294 x 39 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 511
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Física
EAN: 9789727894659
Carlos A. R. Herdeiro

Carlos A. R. Herdeiro é licenciado em Física/Matemática Aplicada pela Universidade do Porto (1996), Mestre (1997) e Doutor (2001) em Física Teórica pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Foi investigador pós-doutoral na Universidade de Stanford (EUA) e na Universidade do Porto, onde iniciou funções docentes a lecionar Mecânica Quântica (2003). Em 2010 tornou-se docente da Universidade de Aveiro onde obteve a Agregação em 2012.
A sua atividade de investigação centra-se na física relativista e de altas energias, sendo coautor de mais de oitenta publicações em revistas internacionais com arbitragem da especialidade. Fundou na Universidade de Aveiro o grupo de Gravitação, Gr@v, em 2010, atualmente integrado no Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIDMA), grupo do qual é o coordenador. O seu trabalho recebeu várias distinções, incluindo um prémio Gulbenkian do programa de estímulo à investigação (2004) e duas menções honrosas no concurso de ensaios da "Gravity Research Foundation" (2014, 2015).

(ver mais)