Mary Shelley

Uma Biografia da Autora de Frankenstein

de Cathy Bernheim; Tradução: José Alfaro

editor: Antígona, fevereiro de 2014
Aos 18 anos, Mary Shelley escreveu Frankenstein, obra prima da literatura ocidental que fascinou a posteridade literária e cinematográfica. É na sombra do lendário monstro que Cathy Bernheim revela a vida atribulada da autora, desmistificando o retrato de esposa tímida inspirada somente pela genialidade de Percy B. Shelley. Da fuga do lar paterno ao périplo pela Itália e à génese e recepção de Frankenstein, Mary Shelley cruza a biografia e a obra de uma escritora tão frágil como fulgurante. Mary Shelley soube metamorfosear os espectros hediondos da sua trágica vida e da sua época, gradualmente transformada pela evolução geral das ciências, na figura atroz que povoa um mundo onde, à semelhança do nosso, o bem muitas vezes é apenas uma máscara do mal.

A minha imaginação tomou conta de mim e guiou-me. Vi aquele horrendo fantasma de homem deitado que, sob o efeito de um qualquer motor poderoso, dava sinais de vida e depois era sacudido por movi¬mentos desordenados, quase vitais. Abri os meus olhos, aterrorizada. De manhã, anunciei que tinha imaginado uma história. Comecei nesse mesmo dia com as palavras: «Foi numa sinistra noite de Novembro.»

Mary Shelley

Uma Biografia da Autora de Frankenstein

de Cathy Bernheim; Tradução: José Alfaro

ISBN: 9789726082453
Editor: Antígona
Ano: 2014
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 208 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 307
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789726082453
e e e e E

Muito mais que uma biografia

Joana Lírio

Muito interessante esta viagem ao imaginário de Mary Shelley e à sua criação mais famosa, que ainda hoje ecoa no imaginário colectivo. A autora não se limitou a delinear os traços da vida da famosa escritora, mas também deixa uma análise complet(x)a do contexto histórico no qual viveu Mary Shelley e também vagueia pelo espírito curioso humano que nos leva ainda a adorar esta história e as suas intrínsecas reflexões. Vale bastante a pena.

e e e e e

surpreendente, cativante

maria alexandra ramalho

livro que nos tira o fôlego e nos surpreende com o seu desfecho. Só após conhecermos a sua história compreendemos que só uma pessoa com essa história poderia ter escrito um livro como o Frankenstein". A não perder.

Cathy Bernheim

Cathy Bernheim, escritora e jornalista, é autora de romances e várias biografias, entre as quais Picabia e Mary Shelley. Traduziu para francês biografias da activista Angela Davis e da anarquista Emma Goldmann. Participou, a par de Simone de Beauvoir, na criação da rubrica «Sexisme ordinaire» na revista Les Temps Modernes e dirigiu obras colectivas sobre o movimento feminista francês.

(ver mais)
Antígona
7,50€ 10% CARTÃO