Maria Eugénia Varela Gomes - Contra Ventos e Marés

de Maria Manuela Cruzeiro
editor: Campo das Letras, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Maria Eugénia Varela Gomes descobriu por si a dimensão solidária da política. Cedo inscreveu o seu nome na PIDE. Iniciou o doloroso périplo pelas cadeias do fascismo acusada de “tentativa de alteração da Constituição por rebelião à mão armada”, ou seja, por participação activa no golpe de Beja. Mãe coragem apetece chamar-lhe. O seu perfil singular recorta-se a partir de um memorial de insubmissão e rebeldia, a par do mais tocante humanismo.

Neste livro conjugam-se dois textos de origem bem diferente: uma entrevista realizada a Maria Eugénia Varela Gomes em 1999 e, intercalados com esta, excertos das sua memórias inéditas, escritas entre 1984 e 1985.

Se o primeiro privilegia o percurso cívico e político da entrevistada, o segundo responde ao apelo mais pessoal de dar testemunho de uma vida inteira em suas múltiplas facetas.

"(...) Uma história que, por entre vagas tumultuosas ou baixios traiçoeiros, nos deixa o traço indelével, irredutível ao nevoeiro do esquecimento ou da indiferença.
Um rasto sobre o mar... um caminho a direito. Contra ventos e marés."

Maria Manuela Cruzeiro

Maria Eugénia Varela Gomes - Contra Ventos e Marés

de Maria Manuela Cruzeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726107514
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 380
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789726107514
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Maria Manuela Cruzeiro

Maria Manuela Cruzeiro é licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia Social e Política. As suas áreas de especialização são a história cultural, movimentos de resistência ao Estado Novo, testemunho e memória da revolução, problemática da história oral e suas relações com a história e a memória e aplicação da história oral ao estudo da revolução de 25 de Abril de 1974.
Colaboradora regular em variadas revistas e jornais da especialidade, bem como em obras coletivas, oradora em colóquios, congressos e outros encontros científicos, é também autora de diversas obras, entre as quais se destacam: Costa Gomes - o Último Marechal, Vasco Gonçalves - um General na Revolução, Melo Antunes - o Sonhador Pragmático, Vasco Lourenço - do Interior da Revolução, Maria Eugénia Varela Gomes - Contra Ventos e Marés, Tempos de Eduardo Lourenço (em coautoria com Maria Manuel Baptista) e Anos Inquietos - Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974) (em coautoria com Rui Bebiano).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR