10% de desconto

Máquinas na paisagem

A arquitectura dos funiculares e comboios de cremalheira nas cidades e montanhas da Suíça

de Vasco Melo
Editor: Dafne Editora, dezembro de 2008 ‧
17,00€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro
O funicular é uma máquina para vencer obstáculos geográficos. Quer o desenvolvimento «abstracto» da solução técnica, quer a sua aplicação «concreta» em contextos específicos trazem consigo modificações radicais na cultura dos lugares onde são construídos.
A experiência da paisagem, acelerada pelas vibrações e velocidade dos mecanismos, revela-nos possibilidades escondidas da arquitectura, desde os modos como os espaços de acolhimento são desenhados, ao design industrial das cabines e maquinarias, à percepção da paisagem que decorre do traçado das linhas funiculares. A complementaridade entre o exercício da arquitectura e da en¬genharia (actividades profissionais paralelas, eventualmente divergentes nos hábitos e estratégias de trabalho mas convergentes na produção de objectos construídos) desempenha, neste cenário, um papel preponderante.
Este livro percorre, através do desenho, um inventário em aberto dos funiculares construídos na Suiça e propõe, uma leitura possível que integra a máquina no processo de transformação e humanização da paisagem e do território.

Máquinas na paisagem

A arquitectura dos funiculares e comboios de cremalheira nas cidades e montanhas da Suíça

de Vasco Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899515994
Editor: Dafne Editora
Data de Lançamento: dezembro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 225 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Coleção: Equações de Arquitectura
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789899515994

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU