10% de desconto

Mapa Cor de Sangue

As lutas, as revoltas e as tragédias em Portugal no tempo das Invasões Francesas

de Rui Cardoso
Livro eBook
Editor: Oficina do Livro, Janeiro de 2024 ‧
16,90€
15,21€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Portugal, 1808. Uma revolução social acompanha os levantamentos patrióticos. O povo insurge-se contra a velha ordem dos fidalgos e eclesiásticos e, ao mesmo tempo, contra o jugo do invasor francês. Em Melgaço e Beja, populares lincham os magistrados. Em Foz Côa, casas de famílias abastadas são saqueadas. Por outro lado, quem ousa rebelar-se contra os franceses é punido. Os habitantes de Vila Viçosa, Rio Maior, Alpedrinha e Régua são brutalmente castigados pelos soldados de Napoleão, mas nada se compara aos massacres em Leiria e Beja.

Os ingleses desembarcam e os franceses negoceiam a saída. Mas regressam menos de um ano depois. A guerrilha é espontânea, heroica e impiedosa. O general Bernardim Freire de Andrade é linchado pelo povo. E a entrada das tropas napoleónicas no Porto fica marcada por lutas casa a casa e pelo desastre da Ponte das Barcas, no qual milhares de pessoas perdem a vida. Fuzila-se e incendeia-se como método de contra-insurreição. Em São João da Madeira, a retaliação pela morte de um oficial francês leva à execução de um em cada cinco homens e rapazes da Arrifana.

A resistência em Amarante exaspera os franceses, que incendeiam a cidade. Em agosto de 1810, o rio Côa tinge-se de sangue no prelúdio do cerco de Almeida, onde morrem meio milhar de defensores. Serão depois as vertentes do Buçaco a ficar juncadas de corpos de combatentes. Portugal entrava no século XIX de forma violenta e traumática. Às invasões seguir-se-á a luta entre liberais e absolutistas, e mesmo depois da vitória dos primeiros, haverá quase 20 anos de instabilidade, golpes militares e revoluções... O retrato sangrento de uma época em Portugal que põe em causa o mito dos brandos costumes.

Mapa Cor de Sangue

As lutas, as revoltas e as tragédias em Portugal no tempo das Invasões Francesas

de Rui Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896619060
Editor: Oficina do Livro
Data de Lançamento: Janeiro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 236 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896619060

Um livro revelador

Miguel Rodrigues

Esta obra vem-nos "relembrar" que nem sempre fomos o povo pacífico que aparentemente somos, atualmente. O autor mostra-nos o porquê de Napoleão considerar Portugal a sua pedra no sapato, relativamente aos seus planos na conquista da Europa. Este livro deveria fazer parte do PNL. Essencial.

JV

JV

Livro interessante e uma boa introdução ao momento histórico das Invasões Francesas em Portugal, para quem desconhece este período. Ótima consolidação e contextualização para os interessados em história e em particular, na história militar portuguesa.

SOBRE O AUTOR

Rui Cardoso

Rui Cardoso nasceu em Lisboa, em 1953. Foi jornalista do Diário Popular e do Expresso e diretor da revista Courrier Internacional. É presença habitual na SIC Notícias, analisando a atualidade internacional. De muitos anos a percorrer os caminhos de Portugal resultou um conhecimento alargado das paisagens, dos monumentos e da história das diferentes regiões, bem como da sua vertente gastronómica e dos seus restaurantes populares. É autor de vários livros.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU