10% de desconto

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso

de Eugénio Lisboa
Editor: Editora Guerra & Paz, novembro de 2024 ‧
20,00€
18,00€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
O último livro de Eugénio Lisboa.

Sabia que há uma comunidade secreta que tem no altar um deus, o gato? O seu lema: «Começar a gostar de gatos é como entrar para a máfia: uma vez dentro, não há como sair.»

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é o livro que denuncia essa comunidade e as suas práticas, tão felinas como poéticas. Sim, Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é um livro de poemas de Eugénio Lisboa, o poeta e ensaísta que nos deixou recentemente. Mas este Manual Prático é sobretudo um acto de pura hagiografia, ou seja, de louvor e veneração à superior sabedoria e personalidade dos gatos.

Eugénio Lisboa, em 31 poemas, canta os gatos tal como o fizeram Leonardo da Vinci, Charles Dickens ou Jean Cocteau. Mas o poeta não está sozinho e há uma comunidade, nas sombras, a trocar cartas, mensagens, emails, a trocar fotos e mais fotos com Eugénio Lisboa. Com o consentimento do poeta, essas fotografias, agora reproduzidas, fazem deste livro um pequenino museu doméstico, que todos os amantes de gatos vão querer guardar como um tesouro.

Aos poemas de Eugénio Lisboa, escritos pouco antes da sua morte, e às fotografias recolhidas por Otília Pires Martins, que é hoje a guardiã da Ísis, a gata de Eugénio Lisboa cuja imagem dá capa ao livro e que estes poemas imortalizam, junta-se um magnífico texto do escritor Onésimo Teotónio de Almeida: nele se faz também a pequena história dessa comunidade de humaníssimos amantes de gatos, dos seus emails e das suas fotografias.

"Os felinos sempre gozaram de «fortuna literária», quer na literatura de língua portuguesa - pense-se em Manuel Bandeira, Manuel António Pina, Ruy Belo ou Pessoa -, quer na literatura universal onde poderíamos referir, só a título de exemplo, nomes como Baudelaire, T. S. Eliot ou Appolinaire.
É precisamente nessa longa e prolífica tradição que se insere o Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso. Eugénio Lisboa, defensor que «a majestade divina do gato exige o formato mais nobre da poesia - o soneto», dedica-se ao longo de trinta e um poemas ao louvor da supremacia felina, com especial destaque para a sua gata Ísis.
Logo no primeiro soneto do livro «A minha companheira Ísis», o poeta descreve com doçura e graça a chegada da gata, evocando Camões, «Ficaste, logo ali, de mim cativa/e eu, cativa de ti, sem remédio». De forma lúdica e bem-humorada, Eugénio Lisboa convoca ao longo do livro o cânone literário para melhor enaltecer os gatos.
E porque este é, afinal, um fascínio coletivo, aos poemas juntam-se também um posfácio, assinado por Onésimo Teotónio de Almeida, e uma seleção de fotografias, recolhidas por Otília Pires Martins, não só do poeta e de Ísis, mas também de outros felinos. Assim se abre a porta daquilo a que editor chama «uma comunidade de humaníssimos amantes de gatos» e o Manual transforma-se num álbum: um objeto feito em partes iguais de literatura, ternura e memória.
Eugénio Lisboa partiu em abril deste ano deixando-nos uma obra marcante que se estende em áreas tão distintas como a diarística, o ensaio ou a poesia. Perante o vazio que o seu desaparecimento deixa, apetece-nos convocar Szymborska, a Nobel da Literatura polaca, e dizer-lhe, como no primeiro verso do poema, «Morrer — isso não se faz ao gato.»"

Gatos_wookacontece 649.jpg

«Gatos para uso diário e intenso», por Eugénio Lisboa

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso é o útimo livro de Eugénio Lisboa, ensaísta, crítico literário português, especialista em José Régio, e ainda poeta, que morreu em abril deste ano. O autor, que adorava os seus gatos, faz em 31 poemas um louvor e mostra a sua veneração à sabedoria e personalidade destes felinos.
Parece que há uma comunidade secreta que tem no altar um deus gato, com o lema: «Começar a gostar de gatos é como entrar para a máfia: uma vez dentro, não há como sair.» Essa comunidade, e as suas práticas, tão felinas como poéticas, fica aqui retratada, tanto em palavras como em fotografias.
Estes são alguns dos poemas que encontra neste livro, que, segundo a Guerra & Paz,editora que o publica, é «um pequenino museu doméstico, que todos os amantes de gatos vão querer guardar como um tesouro.»




Ísis torce o nariz e volta-me as costas, com incontida indignação.
soneto ou nada, eis a questão! Faço-lhe, pois,
a vontade e espero, com isto, amaciar-lhe os caprichos.
O gato, como se sabe, tem sempre razão.



A MINHA COMPANHEIRA ÍSIS

Cabias na palma da minha mão,
quando chegaste, naquela manhã.
Ver-te, tão pequenina, que emoção:
tu, mínima e peluda castelã!

Ficaste, logo ali, de mim cativa
e eu, cativo de ti, sem remédio,
ao ver-te tão pequena e já tão viva,
e tão arisca ao mais pequeno assédio!

Mínima promessa de tanta graça,
eras meiguice e eras travessura,
vendedora de doçura e piçarra,

o negro e branco pelo à mistura!
És hoje um lindo tigre gracioso,
Que é, embora mínimo, fogoso!

13-07-2020

Manual Prático de Gatos para Uso Diário e Intenso

de Eugénio Lisboa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895761401
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: novembro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 219 x 219 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 92
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789895761401

SOBRE O AUTOR

Eugénio Lisboa

Eugénio Almeida Lisboa (Lourenço Marques, 25 de maio de 1930 – Lisboa, 9 de abril de 2024) foi um ensaísta e crítico literário português, especialista em José Régio. Colaborou em diversos jornais e revistas e foi autor de programas radiofónicos de divulgação de teatro. Dedicou-se ao estudo da literatura portuguesa e particularmente do Neorrealismo, tendo publicado, entre outros títulos, José Régio - A Obra e o Homem (1976), O Segundo Modernismo em Portugal (1977) e Poesia Portuguesa: do "Orpheu" ao Neorrealismo (1980). Ocupou o cargo de adido cultural da Embaixada de Portugal em Londres.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU