Manual de investigação qualitativa em educação

de João Amado

editor: Imprensa da Universidade de Coimbra, outubro de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro.

Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitor uma compreensão efectiva da natureza, objectivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, actualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação qualitativa. E uma vez que a nossa proposta se dirige, muito em especial, à investigação do fenómeno educativo, quisemos partir, também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno.

Enfim, apostámos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspetos éticos em jogo.

Manual de investigação qualitativa em educação

de João Amado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892606552
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data de Lançamento: outubro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 427
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 9789892606552
João Amado

Licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Ciências da Educação. Professor Associado com Agregação, da Universidade de Coimbra (atualmente aposentado). Foi também professor da Universidade de Lisboa e, no início da carreira, Docente do Ensino Secundário. Atualmente é mentor e coordenador da Escola do Brinquedo Tradicional Popular.

(ver mais)