Mandela, meu Prisioneiro, meu Amigo

de James Gregory

editor: Casa das Letras, outubro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Uma história real.
Uma grande lição de humildade, perseverança e compreensão.
A história de uma amizade única e o despertar da consciência.

África do Sul, 1968. Vinte e cinco milhões de negros vivem sob a dominação de uma minoria branca. Sob o regime brutal do apartheid, os negros não têm o direito de votar, liberdade de movimento, acesso à educação nem o direito de possuir terras, empresas ou mesmo habitação. Determinados a não largar o poder, essa minoria branca aprisiona os líderes negros em Robben Island.
James Gregory, um africânder típico, racista e crente nas virtudes do apartheid passou a infância numa quinta em Transkei onde aprendeu a falar as línguas xhosa e zulu. Essa característica fez dele o homem ideal para o cargo de guarda prisional em Robben Island, tendo sido encarregado de vigiar o preso Nelson Mandela e os seus companheiros. Esse plano vai, contudo, dar uma reviravolta. Ao conhecer melhor Nelson Mandela, Gregory começa a questionar o sistema de apartheid e torna-se progressivamente o defensor de uma África do Sul livre e democrática.
Mandela, Meu Prisioneiro, Meu Amigo, relata-nos, na primeira pessoa, a relação tão surpreendente quanto profunda que une esses dois homens e, através da sua amizade única, descobrimos o despertar de uma consciência.

«As horas maravilhosas que passámos juntos durante as últimas décadas acabam hoje. Mas permanecerá sempre no meu pensamento.»
Nelson Mandela a James Gregory, em 11 de Fevereiro de 1990, o dia da sua libertação

«Passei mais tempo com Mandela do que com minha mulher. Depois de sua libertação, minha vida ficou vazia.»
James Gregory

Mandela, meu Prisioneiro, meu Amigo

de James Gregory

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724617466
Editor: Casa das Letras
Data de Lançamento: outubro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 229 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 492
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789724617466
James Gregory

Em 1996 uma história divulgada, por acaso, na África do Sul, chamou a atenção da imprensa mundial. E não era para menos pois envolvia um guarda prisional e um presidente da república. O carcereiro era James Gregory e o presidente chamava-se Nelson Mandela.
O relacionamento entre os dois começou nos anos 60 quando Mandela foi preso por liderar um movimento de desobediência civil contra o governo. Levado a julgamento, foi condenado à prisão perpétua e enviado para o presídio onde Gregory trabalhava. Com o passar dos anos o guarda teve a oportunidade de conhecer melhor o homem que estava sob a sua alçada. «Comecei a ficar impressionado com a pose altiva daquele negro forte e logo descobri que ele era motivado por uma grande causa, com a qual eu, particularmente, não concordava, mas entendia.»
Mandela, Meu Prisioneiro, Meu Amigo, o livro que inspirou o filme Goodbye Bafana, de Bille August, é o retrato de uma amizade que une dois homens em tudo opostos: Nelson Mandela, defensor da liberdade e James Gregory, o seu carcereiro.

(ver mais)
Invictus

Invictus

20%
Editorial Presença
12,72€ 15,90€
portes grátis