10% de desconto

Mal Dita Televisão

Da máquina enfatizada à máquina constrangida

de Dinis Manuel Alves

editor: Mar da Palavra, dezembro de 2011
VENDA O SEU LIVRO i
É o mais poderoso dos "media". Chamam-lhe electrodoméstico maligno, gritam "Kill Your Television", atribuem-lhe a paternidade de 384 efeitos perniciosos. Televisão maldita? Também mal dita, defende Dinis Manuel Alves, investigador que teve o privilégio, pioneiro em Portugal, de passar várias semanas nas redacções das principais estações de televisão portuguesas, acompanhando o trabalho dos jornalistas, editores e directores de informação da RTP1, RTP2, SIC e TVI. Este livro trata das representações de quem vê a televisão situando-se do lado de for, posteriormente cotejadas com a observação do labor das redacções por parte do investigador e, por último, com as representações geradas pelos jornalistas de televisão em relação ao seu próprio trabalho. Aqui se detalha a vasta gama de representações reagentes à actividade do meio televisão, em geral, e do jornalismo televisivo, em particular; desenham-se os contornos do binómio Máquina Enfatizada/Máquina Constrangida, pistando-se a panóplia de enfatizadores angariados pela engrenagem televisiva e os seus efectivos e pesados constrangimentos. Aqui se dá voz aos jornalistas de televisão, que falam, na primeira pessoa, sobre as pechas da profissão, também sobre as suas virtualidades.

Mal Dita Televisão

Da máquina enfatizada à máquina constrangida

de Dinis Manuel Alves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728910549
Editor: Mar da Palavra
Data de Lançamento: dezembro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 208 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789728910549
Dinis Manuel Alves

Dinis Manuel Alves nasceu no Lobito, Angola, em 1958. É doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.
Professor no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT – Coimbra), cuja Licenciatura em Comunicação Social dirigiu até 2011.
Professor Convidado no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA – Aveiro).
Consultor de Comunicação da Administração do Porto de Aveiro (APA, S. A.), e da Associação dos Portos de Portugal (APP). Foi jornalista da TSF, Expresso, Grande Reportagem, TVI, Tal&Qual e Jornal de Coimbra.
Desempenhou ainda as funções de repórter fotográfico. Autor de várias exposições de fotografia e de 'sites' na Web, acessíveis através de http://dmareport.blogspot.pt.
Deputado à Assembleia da República (PS), apresentou, em parceria com Jaime Ramos (PSD), o primeiro projecto de criação de rádios locais em Portugal (1983).

(ver mais)
Em Directo do Inferno

Em Directo do Inferno

10%
Mar da Palavra
15,15€ 10% CARTÃO
portes grátis
A informação ao Serviço da Estação

A informação ao Serviço da Estação

10%
Mar da Palavra
15,15€ 10% CARTÃO
portes grátis