10% de desconto

Luísa de Gusmão

A Rainha Restauradora

de Monique Vallance

editor: Temas e Debates, janeiro de 2018
Quando um grupo de nobres portugueses se revoltou contra o governo de Madrid em dezembro de 1640, consta que D. Luísa terá dito: «Antes morrer reinando do que acabar servindo.» Segundo reza a lenda, esta frase convenceu o seu marido, o futuro rei D. João IV, a juntar-se à conspiração e a tornar-se o primeiro rei da dinastia de Bragança. Quer tenha ou não proferido aquela frase, D. Luísa foi sem dúvida uma força por trás do trono, uma força que perduraria até à sua regência, em 1656, após a morte de D. João IV e enquanto o seu filho D. Afonso VI não assumia o controlo do governo.

Durante os seis anos em que serviu como regente, D. Luísa conseguiu alcançar algumas vitórias na guerra com Espanha, controlou os nobres que lutavam entre si na corte e negociou um importante tratado com Carlos II de Inglaterra, com quem casou a sua filha Catarina. Embora se tenha afastado em 1662, o seu contributo nestes domínios ajudou Portugal a assegurar a sua independência para sempre.

Luísa de Gusmão

A Rainha Restauradora

de Monique Vallance

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896444815
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: janeiro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 234 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896444815
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Recomenda-se

AO

Excelente obra que oferece uma biografia muito bem escrita e exaustiva desta personagem do séc. XVII português.

Monique Vallance

Monique Vallance obteve o grau de mestre em 2006 e terminou o doutoramento em 2011 em História de Portugal pela Universidade da Califórnia, em Santa Barbara. A sua investigação de doutoramento incidiu sobre D. Luísa de Gusmão e os papéis de género na corte durante o século xvii. Leciona História na University of the Pacific, na Califórnia.
Tem participado como colaboradora e como editora-assistente em várias enciclopédias. Para além da sua atividade académica, está muito ligada à comunidade luso-americana da Califórnia, orgulhando-se do seu legado português.

(ver mais)
A Flor da Murta

A Flor da Murta

10%
Chiado Books
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Leonor de Lencastre

Leonor de Lencastre

10%
Temas e Debates
18,80€ 10% CARTÃO
portes grátis