Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco

de Sérgio Guimarães de Sousa

editor: Opera Omnia, maio de 2010
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A ficção camiliana, muito assente no conflito entre a paixão e a razão, tem como ponto nevrálgico, por assim dizer, o desejo. As novelas de Camilo oferecem, deste modo, um amplo campo de estudo extremamente fértil para abordar esta questão nas suas múltiplas perspectivas e implicações. Não deixa, por isso, de ser um tanto curioso constatar que a bibliografia passiva de Camilo, mesmo a mais recente, carece de estudos especificamente focados sobre o desejo. Ao reunir, nesta colectânea, textos de um conjunto de investigadores, que aceitaram prontamente o desafio de reler Camilo na óptica do desejo, quisemos colmatar esta lacuna.

Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco

de Sérgio Guimarães de Sousa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898309037
Editor: Opera Omnia
Data de Lançamento: maio de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 138 x 214 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 270
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789898309037
Sérgio Guimarães de Sousa

Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (1970) é professor de Literatura Portuguesa no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Foi professor visitante na Universidade Blaise Pascal, na Universidade de São Paulo e FLAD/Michael Teague Visiting Associate Professor na Brown University, para além de ter ministrado seminários nas universidades de Copenhaga, Nanterre – La Défense, Bucareste, Trieste, Hamburgo.
Para além de diversos artigos em revistas da especialidade e de participar em vários colóquios e congressos, publicou inúmeros livros como autor e como coorganizador, por exemplo o Dicionário da Obra de António Lobo Antunes (2 vols., 2008).
É igualmente organizador do volume Representações do Feminino em Camilo Castelo Branco (2014) e o responsável pela fixação de texto de diversas narrativas camilianas: Livro de Consolação (2006), Livro Negro de Padre Dinis (2007), História de uma Porta (2009), Memórias do Cárcere (2011), Vida de José do Telhado (2013). E ainda selecionou, fixou e prefaciou um livro de contos de Tomaz de Figueiredo: O Homem Que Sonhou (2012).

(ver mais)