Inventário Ilustrado dos Mares
de Virginie Aladjidi; Tradução: Elisabete Ramos; Ilustração: Emmanuelle Tchoukriel
Sobre
o Livro… Esta grande diversidade de espécies marinhas está ameaçada pela exploração pesqueira excessiva, pela poluição e pelo desaparecimento dos habitats. Por outro lado, as alterações climáticas e a acidificação dos oceanos também as prejudicam. A biodiversidade está, assim, a experimentar um terrível e rápido desgaste: mais de um terço das espécies oceânicas estão em perigo, entre elas o cachalote, a baleia-azul, o dugongo, a tartaruga-verde, o atum-rabilho, os corais, o peixe-serra…
O "Inventário ilustrado dos mares" é um álbum de divulgação científica que reúne perto de uma centena de animais e plantas que pertencem à copiosa biodiversidade marinha, alguns deles em perigo de extinção. Crustáceos, moluscos, peixes, mamíferos e outras espécies fazem parte deste guia, simples e prático, e que, sem ser exaustivo nem demasiadamente técnico, constitui uma prática e útil ferramenta de aprendizagem e consulta sobre um ecossistema onde ainda faltam 750 000 espécies por catalogar e incorporar no Censo da Vida Marinha.
Virginie Aladjidi identifica cada um com o seu nome comum e
científico, a categoria a que pertence e uma descrição. Emmanuelle
Tchoukriel representa-os com ilustrações precisas e naturalistas
feitas a rotring e tinta da China, e coloridas a aguarela. O resultado
evoca as gravuras dos antigos exploradores.
Um livro que, a par dos restantes títulos desta série de Inventários ilustrados, também de Virginie Aladjidi e Emmanuelle Tchoukriel, fomenta a curiosidade de miúdos e graúdos pela natureza e sua proteção.
O inventário dos mares revelou-se uma agradável surpresa, já que alberga uma variedade de espécies ilustradas de forma belíssima. O meu filho gosta imenso de abrir o livro e fazer associação com as miniaturas de animais marinhos que tem. É uma óptima forma de aprendizagem para os mais pequeninos.
Mais um livro de uma coleção com ilustrações fantásticas que a minha filha adorou.