Inimigos de Salazar
de Irene Flunser Pimentel
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
DATA PREVISTA DE ENTREGA
A Data Prevista de Entrega é uma previsão não vinculativa e que analisa vários fatores, tais como: a disponibilidade de stock do artigo, o tempo de trânsito para a morada de destino, o tempo de processamento, entre outros. A data prevista de entrega pode ser alvo de alterações e recálculos, nos seguintes cenários não exclusivos: caso o pagamento não seja efetuado de imediato; o cliente altere a sua encomenda; exista uma diferença na disponibilidade de um artigo; necessidade de um pagamento suplementar; entre outros. Pode consultar a data prevista de entrega da sua encomenda no último passo do checkout e confirmar a mesma nos detalhes da encomenda a partir da área de cliente.EM STOCK
Pelo menos uma unidade deste artigo encontra-se disponível no nosso armazém. Sujeito a confirmação após pagamento.PRÉ-LANÇAMENTO
A data apresentada corresponde à data de lançamento do artigo no mercado. As encomendas serão entregues na data de lançamento se registadas e pagas até 48h úteis antes dessa data e para moradas em Portugal Continental. Para encomendas registadas depois desse prazo ou para outros destinos, será indicada uma data prevista de entrega.DISPONÍVEL
Artigos que se encontram disponíveis nos fornecedores e que serão expedidos após receção do artigo no nosso armazém.Por que razão a oposição não conseguiu derrubar o regime durante tantos anos?
O que dividia as diversas forças políticas da oposição?
Quais os mais audazes contra Salazar?
Os planos, as lutas e as conspirações; os golpes, as revoltas e as greves; as prisões, as evasões, as deportações e os assassinatos.
A OPOSIÇÃO MILITAR
Sousa Dias, Norton de Matos, Paiva Couceiro, Henrique Galvão, Humberto Delgado, Júlio Botelho Moniz, Varela Gomes…
A OPOSIÇÃO CIVIL
Cunha Leal, Bento Gonçalves, Emídio Santana, Rolão Preto, Álvaro Cunhal, Mário Soares, Edmundo Pedro, Palma Inácio…
OS INTELECTUAIS E OS ARTISTAS
António Sérgio, Jaime Cortesão, Piteira Santos, Agostinho da Silva, Maria Lamas, Zeca Afonso, Alexandre O´Neill e Miguel Torga…
… e muitos outros Esta é a história das personalidades e das organizações que se opuseram e resistiram ao regime ditatorial que marcou metade do século XX português. As várias oposições, os seus ideais e os seus conflitos, os seus feitos e os seus fracassos.
A lista de inimigos e adversários do Estado Novo era enorme e surgia de todos os quadrantes políticos e sociais: republicanos e monárquicos, militares e civis, comunistas e socialistas, fascistas e católicos, estudantes e operários… todos tentaram em vão derrubar o regime.
Mas, apesar da constante resistência ao regime, as várias oposições e os diversos inimigos de Salazar foram influenciados quer por uma «cultura de derrota», quer pelo sectarismo, quer ainda por erros, aparentemente contrários, mas complementares, de aventureirismo e de passagem voluntarista à acção sem uma perfeita análise da realidade.
Destacam-se aqui os anos em que o «reviralho» luta contra a Ditadura Nacional (1926-1932); a luta antifascista contra o Estado Novo (1933-1945); os anos de chumbo e da guerra fria (1946-1957); o «terramoto Delgado» e o início da guerra colonial (1958-1962); e os últimos anos de Salazar (1963-68), aos quais se seguiriam o beco sem saída do Marcelismo.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789897243974 |
Editor: | Clube do Autor |
Data de Lançamento: | março de 2018 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 152 x 234 x 31 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 496 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > História > História de Portugal |
EAN: | 9789897243974 |
A excelência de uma historiadora
Marília Correia de Barros
Irene Flunser Pimentel é sem dúvida um dos maiores vultos da História Contemporânea portuguesa. Como tal, neste seu livro, não desilude o leitor. Numa linguagem simples, com grande rigor histórico, a autora desenvolve e explica todos os acontecimentos e as personalidades e organizações que tentaram derrubar o regime do Estado Novo e em particular o presidente do Conselho António de Oliveira Salazar. Infelizmente a tentativa não foi bem-sucedida e o regime manteve-se até agonizar deixando atrás de si um rasto de sangue, sofrimento, prisões, deportações, fugas para o exílio. Recomendo, especialmente aos leitores que se interessam em particular pelo estudo deste período da história de Portugal recente. Tal como a autora sugere na Nota Prévia, este livro é excelente como manual de consulta e é de grande utilidade quer para professores quer para curiosos sobre este período, como é o meu caso.
Recomendo
Tiago Manalvo
Irene Flunser Pimentel que tem estudado exaustivamente o papel das diversas oposições ao regime do Estado Novo, e dos adversários de Oliveira Salazar, desta feita traz-nos um estudo sistematizado dos Inimigos do Presidente do Conselho, valendo este trabalho sobretudo por, de uma forma condensada estarem reunidas informações dos diversos líderes de movimentos e correntes políticas que se propunham a derrubar o regime.
Com o cuidado e chancela de Irene Funster Pimentel
Cláudia Feio
Leitura muito interessante, conseguida através de uma excelente pesquisa e cuidada escrita. A autora nunca desilude
Este não é apenas mais um livro sobre Salazar
Ana Gonçalves
Estudo detalhado sobre quem fez oposição ao regime do Estado-Novo. Inimigos de Salazar debruça-se quer sobre os movimentos coletivos de oposição, quer sobre aqueles que, individualmente, lutaram contra a ditadura encabeçada por António de Oliveira Salazar. Livro absolutamente imprescindível para a compreensão deste período histórico. Mais um excelente trabalho da Historiadora Irene Flunser Pimentel que volta a trazer luz sobre um período que, embora seja matéria de uma multiplicidade de livros, nem sempre o é com o rigor desta obra em particular.
Os Inimigos do Ditador
Filipe Nascimento
Mais um excelente livro desta afamada historiadora, que nos mostra um Portugal em que o ditador tinha um enorme leque de inimigos e muitos intocáveis. Um livro de leitura aconselhável para se conhecer o Portugal do antigo regime.