Indecoroso
O Guia da Dama Vitoriana Para O Sexo, Casamento e Conduta
de Therese Oneill
Sobre
o LivroNo interior deste livro vai encontrar capítulos com títulos tão surpreendentes como estes: «Fazer a corte: como conquistar o coração de um homem sem abrir a boca», «A noite de núpcias, ou um ganso mal afogado» e ainda «O teu útero gordo e preguiçoso precisa de amor». Este não é um livro de mexericos, é uma viagem à vida quotidiana das mulheres na época vitoriana. É uma obra inteligente que espreita pelo buraco da fechadura. E que se vê do lado de lá da porta? Donzelas trituradas por espartilhos, espigas de milho para limpar as vergonhas, púdicas e quietas virgens na noite de núpcias. E quando a ti'Xica descia para lhe fazer uma visita? Um desastre completo! Não chega? Ainda há mais. Camas separadas para evitar a tentação. Cosméticos à base de chumbo. Enfim, um sem número de loucuras inventadas por sisudos doutores, cuja única preocupação era as partes íntimas da pobre mulher vitoriana.
Esta foi uma época retratada romântica e sonhadoramente em filmes, livros e séries de televisão. Com este livro, chega-nos uma visão delirante. Leia e descubra se ainda quer ser uma princesinha adorável enrolada em incontáveis folhos? Pense duas vezes.
A autora relata, sem preconceitos e com uma escrita leve e com humor, como era a vida quotidiana da mulher no tempo da Rainha Vitória que, hoje em dia, nos espanta e surpreende. Mas atualmente também não estamos longe, muito por culpa das redes sociais, de aceitarmos praticas para o nosso dia a dia (sobre saúde, beleza, relacionamentos, etc.) que se tornam moda por se consideram certas e infalíveis e que dentro de alguns anos se irá constatar que são inúteis ou mesmo erradas. Cada tempo tem o seu encanto/problemas.