10% de desconto

In Situ - 2007-2023

de Miguel Ângelo Rocha
idioma: português, inglês
Editor: Documenta, outubro de 2024 ‧
28,00€
25,20€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
«Tudo deverá ser sempre assim. Nenhuma
Coisa deve ser virada ou movida.
Tocada.
Tudo deve ser assim para sempre.»
Paul Bowles (traduzido por Jorge Sousa Braga)

«As esculturas elencadas neste livro, quase como uma série, têm o seu início na primeira década deste século, entre os anos 2005 e 2008, após um longo período, desde o início da década de 1990, em que o artista desenvolve o seu trabalho a partir de relações entre materiais tão diversos como objectos encontrados, madeira, tecidos como, por exemplo, seda ou tela de algodão, cartão, espuma moldável, materiais orgânicos cobertos de verniz, embalagens, sapatos, malas, cabos, moldes de torsos humanos e, por vezes, relações pontuais que incluem o trabalho de outros artistas.
Todos estes indícios presentes no vocabulário dos materiais são importantes, no sentido em que o artista desenvolve uma linguagem própria em termos formais e, essencialmente no campo visual, construindo esculturas como se fossem imagens. São objectos destinados a serem vistos em confronto com o corpo (inicialmente o corpo do artista), e não dependem de uma ideia ou de alguma prescrição temática ou simbólica endereçada a uma situação ou a uma causa, assente num propósito agregado a uma função ideológica ou a propor uma determinada mensagem. As esculturas operam no espaço em diálogo com a arquitectura, seja esta concebida para uma galeria, um espaço industrial, uma casa, ou o hall de um edifício empresarial.»
[João Silvério]

In Situ - 2007-2023

de Miguel Ângelo Rocha

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895681686
Editor: Documenta
Data de Lançamento: outubro de 2024
Idioma: Português, Inglês
Dimensões: 316 x 240 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Inglês > Arte > Escultura
Livros em Português > Arte > Escultura
EAN: 9789895681686

SOBRE O AUTOR

Miguel Ângelo Rocha

Nasceu em Lisboa em 1964.
Vive e trabalha em Nova Iorque e Lisboa.
Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1992), entre 1994 e 1996 fez o Master of Fine Arts, na School of Visual Arts de Nova Iorque.
É doutorado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014), onde ingressou como assistente em 2002.
Expõe com regularidade desde 1991, incluindo as exposições realizadas no Visual Arts Museum (curadoria de Klaus Kertess); na Frieda and Roy Furman Gallery, Walter Reade Theater, Lincoln Center e na Storefront for Art and Architecture, em Nova Iorque.
Também expôs no MUDAM, Luxemburgo; no Museu do Chiado; no CAM - Gulbenkian (curadoria de Nuno Crespo) e na Fundação Carmona e Costa, em Lisboa; na Laure Genillard Gallery, Londres; na Fundação RAM, em Roterdão e na Fundação de Serralves, Porto.
Em 2018, com a curadoria de Maria do Mar Fazenda, realizou a exposição Spielraum (momento 1 e momento 2) na galeria Águas Livres, em Lisboa, incluindo uma publicação com o mesmo título.
A sua obra está representada em várias coleções públicas, bem como instalações permanentes na Ross School of Business, University of Ann Arbor, Michigan, EUA e na Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR