Ilustração de Livros de LIJ em Portugal na Primeira Década do Século XXI

Caracterização, tipificação e tendências

de Gabriela Sotto Mayor

editor: Tropelias e Companhia, julho de 2016
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Se, num primeiro momento, o papel da imagem nos livros ilustrados se reduzia ao acessório, constituindo mera transposição para o código visual do relatado na palavra, sendo, por isso, prescindível, esta assunção já não é conciliável com estudos mais recentes, que frisam a sua relevância concetual. Na leitura sucessiva das páginas ilustradas de uma publicação, à semelhança da linguagem verbal (oral ou escrita), a ilustração, enquanto linguagem visual, veicula uma determinada mensagem que o próprio suporte livro possibilita. Com efeito, o que se pretende dos ilustradores é que deem a sua opinião, que discutam o relato, desenvolvendo um discurso crítico. Da análise da vertente ilustrativa do corpus, salienta-se o crescente investimento nos elementos paratextuais, a contribuição do designer para a comunicação significante, a multiplicação de edições de tipo livro-álbum e a prevalência da técnica de ilustração manual. Estas tendências e a evidente redução da componente verbal em favor da ilustração traduzem o crescente estatuto da ilustração dos livros de literatura infantojuvenil. Neste volume analisa-se quase uma centena de livros de literatura infantojuvenil com vista à compreensão do percurso evolutivo da ilustração nacional na primeira década do século XXI e, consequentemente, reflete-se sobre a importância dos livros ilustrados na inovação e expansão do conceito de ilustração de literatura para a infância no panorama editorial português.

Ilustração de Livros de LIJ em Portugal na Primeira Década do Século XXI

Caracterização, tipificação e tendências

de Gabriela Sotto Mayor

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898582461
Editor: Tropelias e Companhia
Data de Lançamento: julho de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 558
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > História da Literatura
EAN: 9789898582461
e e e e e

As Histórias que as ilustrações revelam

Cristina Rebocho

Se os textos literários contam histórias nas entrelinhas, as ilustrações dos Álbuns e livros para a infância, ainda contam muito mais. Os ilustradores portugueses cresceram como artistas e como autores da literatura Infanto-juvenil. Gabriela Sotto Mayor convida-nos a entrar nesse universo e ajuda-nos a descobrir as histórias, as mensagens, o humor, as emoções que as ilustrações do século XXI nos querem transmitir.

Gabriela Sotto Mayor

Gabriela Sotto Mayor é ilustradora de literatura infantojuvenil, contando com mais de duas dezenas de publicações. Colaborou com autores como João Pedro Mésseder, José Jorge Letria, João Manuel Ribeiro, Patrícia Reis, Álvaro Magalhães, Caetano Veloso, entre outros. Destas parcerias destacam-se os livros: Versos de no sé qué (João Manuel Ribeiro coord., Panamericana, 2013) e A avó come muito queijo, é o que é! (Manuela Leite, Trinta por uma linha, 2011) - primeiro livro que também escreveu. Doutorou-se em Estudos da Criança na especialidade de Comunicação Visual e Expressão Plástica (Instituto da Educação, Universidade do Minho, 2015), tendo-se dedicado ao estudo da Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil portuguesa na primeira década do século XXI. Mestre em Práticas e Teorias do Desenho (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2008). É membro colaborador doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM) e autora de vários artigos - que foram apresentados em conferências internacionais e/ou publicados em revistas científicas - e capítulos de livro. Os seus atuais interesses de investigação são os livros-álbum, com e sem palavras, a resposta leitora a este tipo de publicação e a literacia visual.

(ver mais)
O Sesudo e o Sandeu

O Sesudo e o Sandeu

10%
Edições Colibri
12,00€ 10% CARTÃO
A Escrita de Ilse Losa para a Infância e a Juventude

A Escrita de Ilse Losa para a Infância e a Juventude

10%
Tropelias e Companhia
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis