Ideologia e Razão de Estado Livro
Uma história do poder
de Jaime Nogueira Pinto
Sobre
o LivroNo Inverno de 2003, em Washington, debatia-se a invasão do Iraque de Saddam Hussein, acusado da posse de armas bioquímicas e nucleares e de ligações ao terrorismo internacional. Para justificar a invasão, o Presidente Bush vai procurar apresentar provas nesse sentido e invocar a necessidade de democratizar o Médio Oriente, a bem dos povos e da segurança da América e do Mundo Livre. No século anterior, no Verão de 1917, em Berlim, com a Alemanha em guerra, discutia-se o apoio a Lenine e aos bolcheviques para que fizessem uma revolução na Rússia. Instalado ali o caos, esperava-se que o Império dos Czares se visse forçado a pedir a paz. Entre o entusiasmo dos diplomatas e o cepticismo dos oficiais da inteligência militar, a decisão foi difícil. Mas foi tomada e assumida, com os resultados que se conhecem. Em mais de 2500 anos de História o dilema repete-se. Na sua base, está eterno o conflito entre duas forças rivais ou convergentes na raiz da decisão política: a Ideologia e a Razão de Estado. Em Ideologia e Razão de Estado, uma História do Poder, Jaime Nogueira Pinto percorre a História política do Ocidente à luz destes dois motores da guerra e da paz entre as nações.
Este é um bom livro, que aborda temas muito atuais, passando pelo ciência política e relações internacionais, mas focando-se essencialmente no poder. É um livro muito elucidativo de Jaime Nogueira Pinto, e um dos melhores que já li sobre esta temática. Aconselho a leitura deste livro.
Esta obra da autoria de Jaime Nogueira Pinto é uma obra de arte fantástica que demonstra uma clareza enorme sobre ambos os temas, "a Ideologia e a Razão de Estado", que apesar de diferentes acabam por servir como mote para alcançar e justificar conquistas e atrocidades. Para os estudantes de Ciência Política e das Relações Internacionais, este livro é leitura obrigatória.
Uma obra fantástica que demonstra uma clareza enorme sobre ambos os temas, a Ideologia e a Razão de Estado, que apesar de diferentes acabam por servir como mote para alcançar e justificar conquistas e atrocidades.
Este livro foi, originalmente, uma tese de de Doutoramento apresentada ao ISCSP. A 1ª parte "A era dos Impérios" a 2ª " O tempo das Democracias " no total 1019 páginas que a todos aconselho. Livro que comprei por sugestão de leitura de Clara Ferreira Alves num canal da cabo e que não dei por tempo perdido. A não perder!
Fascinante. Muito para além da nossa Ideologia e do nosso estado pessoal.