10% de desconto

Hotel Melancólico

de María Gainza
Livro eBook
Editor: Dom Quixote, outubro de 2019 ‧
15,50€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
Cansado de a ver desocupada, o tio da narradora arranja-lhe um emprego num banco para trabalhar com uma avaliadora de obras de arte. E, contra todas as expectativas, o ofício torna-se absolutamente fascinante, não só pelas incríveis descobertas que faz sobre falsificações, mas sobretudo pelas histórias secretas que a chefe acaba por lhe contar, uma das quais é a do Hotel Melancólico, onde viviam artistas que copiavam quadros para ganhar a vida e por onde passou a misteriosa Negra, figura central deste romance, que falsificava sobretudo a obra de Mariette Lydis, a pintora a quem a alta-sociedade de Buenos Aires encomendava os retratos.

Um belo dia, porém, a chefe estranhamente não aparece para trabalhar e o mais certo é que lhe tenha acontecido algo de grave; mas, se assim for, como será possível continuar a viver sem saber o fim de todas aquelas histórias que ficaram a meio?

Depois do internacionalmente aplaudido O Nervo Ótico, este Hotel Melancólico é, de novo, um romance sobre a relação turbulenta entre a arte e a vida, mas também sobre o engano e a manipulação, sobre a realidade e a ficção, sobre o vivido e o contado; uma narração sinuosa, enigmática e envolvente em que as personagens reais parecem de ficção e o contrário também é verdade.

Hotel Melancólico

de María Gainza

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722068215
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: outubro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 237 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722068215

a premissa promete, mas não cumpre.

sara

história pouco aprofundada, fraca criação de imagens no imaginário do leitor, muitos acontecimentos a serem relatados com pouco pormenor ou descrição. havia tanto por onde explorar - mundo das arte, da intriga, da falsificação de quadros, uma cidade moderna e cosmopolita - e, no entanto, sinto que a autora apenas queria escrever, sem um intuito de criar uma ligação com o leitor, sem querer partilhar uma mensagem ou contar uma história que ficasse. entretém, mas não perdura na memória. sinceramente, acho que não vale a pena. o melhor do livro é mesmo a capa, que acho muito apelativa e cativante.

Muito cativante

Rita

Uma história de ficção, onde o lado mais obscuro da arte está no centro da história. Uma autora que merece ser lida.

SOBRE O AUTOR

María Gainza

María Gainza nasceu em Buenos Aires. Trabalhou como correspondente do The New York Times em Buenos Aires e da ArtNews. Foi por mais de dez anos colaboradora regular da revista Artforum e do suplemento Radar do jornal Página/12. Orientou cursos de pintura e oficinas de crítica de arte e coeditou a coleção Los Sentidos, da editora Adriano Hidalgo, sobre arte argentina. Em 2011 publicou uma seleção de ensaios e apontamentos intitulada Textos Eligidos. O Nervo Ótico, o seu primeiro livro de ficção, foi publicado em Portugal pelas Publicações Dom Quixote (2018) e recebeu o aplauso internacional da crítica. Seguiram-se Hotel Melancólico (2019) e Um Punhado de Flechas (2025).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU