Histórias da Vermelhinha

de Bento da Cruz
editor: Âncora Editora, novembro de 2011
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Narrativas levantadas do chão do tempo dos nossos avós, quando vestiam de linho no Verão e de burel no Inverno e eram o esteio do ensino dos mais novos, celebrado em três locais de convívio, hoje em desuso: o monte, o forno e o serão. Nessa universidade extra muros extramuros havia admiráveis contadores de histórias e as crianças pediam: «Ó tio Zé, conte lá outra vez a história dos dois corcundas». Era assim que ocupavam os tempos livres e os longos serões de Inverno, à volta da lareira. Era assim que transmitiam a cultura de geração em geração. Para além das histórias de raposas, tourões ou lobos, havia outras mais picantes, eróticas, ou de crítica social, contadas em reservado, que envolviam padres, galegos, doutores, santos, burros, ladrões, cornos e rameiras. São contos «proibidos» da tradição oral de Barroso que Bento da Cruz escutou de contadores da craveira de João do Gervaz de Vila da Ponte ou de Manuel da Inácia de Negrões, agora reproduzidos de memória e por conta própria.

Histórias da Vermelhinha

de Bento da Cruz

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727803255
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: novembro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 207 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Bento da Cruz
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789727803255

SOBRE O AUTOR

Bento da Cruz

Bento Gonçalves da Cruz (1925-2015) nasceu na aldeia de Peireses, do concelho de Montalegre, em 22 de fevereiro de 1925. Num contacto direto com a vida do campo, viveu ali até aos 15 anos, altura em que ingressou na Escola Claustral de Singeverga, onde permaneceu durante 6 anos e se familiarizou com os grandes escritores da antiguidade, principalmente com os latinos.
Abandonou a vida claustral, mas prosseguiu os estudos, licenciando-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Regressou então ao município de Montalegre, onde montou consultório de clínica geral e estomatologia.
Em 1963 publicou o romance Planalto em Chamas, o primeiro de perto de duas dezenas de obras literárias enaltecidas pela crítica, algumas delas distinguidas com prémios literários nacionais de referência. Fundou em 1974 o jornal Correio do Planalto. Foi deputado à Assembleia da República. É patrono da Escola Secundária Bento da Cruz, em Montalegre.
Está representado em várias antologias e é hoje reconhecido como um dos mais destacados escritores portugueses contemporâneos.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR