História da Expansão e do Império Português

de Pedro Aires Oliveira, José Damião Rodrigues e João Paulo Oliveira e Costa

editor: A Esfera dos Livros, novembro de 2014
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal e Universal no Ensino Secundário.

A Expansão portuguesa confunde-se com a própria História de Portugal. Situado na periferia da Europa, Portugal encontrou no mar um espaço favorável para traçar a sua configuração definitiva e para se projetar pelo mundo, procurando no exterior o que lhe faltava no território peninsular. Nos primeiros séculos da expansão, Portugal rasgou o horizonte dos europeus e uniu outros povos a um destino comum, gerando novos negócios, criando novas paisagens, possibilitando a circulação de gentes, objetos, animais, plantas, conhecimentos e ideias, e dando início à globalização. Ao longo dos séculos, o império foi-se alterando, e, se num primeiro momento, dominou uma perspetiva de imperialismo marítimo, posteriormente, o império português tornou-se dominantemente territorial. Já no último terço do século XX, o fim da soberania portuguesa em África decorreu em circunstâncias dramáticas, num processo de descolonização que deixou marcas profundas na política e sociedade portuguesas. Os historiadores João Paulo Oliveira e Costa, José Damião Rodrigues e Pedro Aires Oliveira traçam um retrato rigoroso e exaustivo da História da Expansão e dos Descobrimentos portugueses, que permite interpretar este processo histórico à escala mundial, analisando o comércio, a conquista, a missionação, entre outros temas, bem como os povos ultramarinos, com as suas civilizações e as suas organizações políticas, sociais e económicas, a que os portugueses tiveram de se adaptar. Um livro essencial para perceber o império português, que se estendeu por quase 6 séculos, desde a conquista de Ceuta em 1415, até 1999, ano em que Macau deixou de estar sob a administração portuguesa.

História da Expansão e do Império Português

de Pedro Aires Oliveira, José Damião Rodrigues e João Paulo Oliveira e Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896266271
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: novembro de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 233 x 36 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 684
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896266271
e e e e e

Excelente síntese!

Teresa Gomes

Apresentadas novas linhas de abordagens para uma temática ainda muito marcada pela historiografia que muitas vezes reflete, para diferentes épocas, o discurso dos poderes (político, económico, social).

e e e e e

Fascinante

Carlos Mateus

Um livro fascinante que nos ajuda a compreender melhor a história do nosso povo.

e e e e E

Excelente leitura histórica

Rafael Alexandre

Um livro de compreensão simples, que foca na compreensão do que foi o empreendimento da construção do Império. Leitura muito informativa e acessível a todos, de grande relevância para aqueles que gostam da história de Portugal

e e e e e

Interesting

Mary

Vary interesting book for everyone who likes history.

e e e e e

Excelente

Miguel da Costa

Uma visão muito completa de um período essencial da história portuguesa. Recomendo sem reservas.

e e e e e

Leitura obrigatória!

Alexandre Costa Maia

Leitura imprescindível para quem se ocupa de temas de História Ultramarina.

e e e e e

Formidavel

João Augusto

Acabei agora de o ler e confesso que apesar das inúmeras páginas foi um prazer diário. Muito bem apoiado em documentos e mapas dá uma visão global do império português ao longo dos séculos que muito agrada a quem se interessa pela história de Portugal.

e e e e e

Soberbo!

Paulo Reis Godinho

Obra mestra para compreender o Império Português, encontra-se profusamente documentada, sendo suportada por milhares de citações, gravuras, notas. Linguagem acessível, leitura fluída. Para os amantes da História de Portugal e da História Global, um tratado escondido num livro...