História Concisa de Espanha
de Raymond Carr
Sobre
o LivroDesde que a imposição do domínio romano criou a noção de Hispânia como uma entidade única, Espanha tem desempenhado uma parte significativa na evolução do mundo ocidental.
Esta obra destaca as personalidades e as tendências notáveis de cada época nos últimos dois mil anos da sua história. Os capítulos referentes à monarquia visigótica, à Hispânia muçulmana, ao estabelecimento de um império no Novo Mundo, ao Iluminismo do século XVIII, apresentam-nos o desenvolvimento político e económico de Espanha, testemunhando simultaneamente as extraordinárias e diversas realizações artísticas e literárias do povo espanhol nestas diferentes épocas.
Deslocando-nos para o século XIX, assistimos à ascensão e queda do liberalismo e ao período de desordem que conduziu à Guerra Civil e a um governo ditatorial. Terminando com a sua modernização político-económica e a sua integração na família das nações da União Europeia, presenciamos o emergir de Espanha num vibrante e moderno Estado de sucesso.
Esta "História Concisa de Espanha" é um excelente livro que deve ser lido tanto por leigos como por eruditos, adequado não apenas a historiadores e especialistas da matéria, mas igualmente ao público em geral que tem curiosidade ou interesse em aprofundar os seus conhecimentos relativamente à História de Espanha. Trata-se, de facto, de uma belíssima síntese, concisa, clara e rigorosa da história deste país, desde a sua fundação até ao final do século XX, onde o autor descreve e explica, de forma brilhante e atractiva, os acontecimentos mais marcantes e as etapas decisivas da sua longa história.