10% de desconto

Guerra de Espanha

Achegas ao redor da participação portuguesa - 70 anos depois

de Varela Gomes

editor: Fim de Século Edições, julho de 2006
VENDA O SEU LIVRO i
"Em qualquer poeirenta estrada da Extremadura, nas ruas e barricadas das povoações mineiras, nos cerros alterosos que rodeiam Teruel, nas margens do Ebro, em mil e um lugares ignorados da atormentada pátria de Cervantes e Federico, caiu um português, trabalhador, emigrado, anónimo, pobre, sofredor e insofrido, teimoso na valentia, silencioso e severo na despedida final. Filiado na CNT, as mais das vezes. Mas que não necessitava possuir cartão partidário ou sindical para que, na nossa admiração, fique como o símbolo mais nobre da presença portuguesa na grande epopeia revolucionária hispânica."

Passam, no presente mês de Julho, 70 anos sobre o início da Guerra civil espanhola. Neste livro, o autor aborda episódios da participação portuguesa, tomando partido pelo campo republicano.

"Fazemos votos para que este pequeno volume tenha sido lido mais como panfleto que como manual de divulgação histórica. Panfleto em louvor do herói anónimo, voluntário da liberdade nas fileiras do internacionalismo proletário. Peguemos na sua espingarda e na sua esperança, levantemos com recobrado entusiasmo as bandeiras revolucionárias tintas de sangue e de glória, e prossigamos a marcha: contra as velhas e novas tiranias; contra a cupidez, a hipocrisia, a cruel desigualdade da sociedade burguesa."

Guerra de Espanha

Achegas ao redor da participação portuguesa - 70 anos depois

de Varela Gomes

Propriedade Descrição
ISBN: 9727542441
Editor: Fim de Século Edições
Data de Lançamento: julho de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 16 mm
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789727542444
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável