Grandes Estrategistas Portugueses
Antologia
SINOPSE
Autores:
Ferreira do Amaral, Fernando Augusto Pereira da Silva, Alfredo Botelho de Sousa, Tasso de Miranda Cabral, Raul Esteves, Júlio Botelho Moniz, Humberto Delgado, Henrique Pires Monteiro, Alfredo Pereira da Conceição, Hermes de Araújo Oliveira, Kaúlza de Arriaga, Loureiro dos Santos, Abel Cabral Couto, Pedro Pezarat Correia.
O século XX foi um século de metamorfoses do pensamento sobre a guerra e o conflito. Portugal não foi alheio a esta profunda transformação, tanto mais que participou activamente nalguns momentos da história escrita em brasas e cinzas. Das campanhas ultramarinas, logo no início do século XX, passando pela Grande Guerra e a Guerra Colonial, até às operações de manutenção de paz ou, de forma mais indirecta, pela II Guerra Mundial e a Guerra-fria, o país não escapou às grandes conflagrações que atravessaram o último século. E, de uma ou de outra forma, o país teve de enfrentá-las e superá-las.
Os textos presentes nesta antologia são o fruto das reflexões de alguns dos mais insignes pensadores portugueses sobre a guerra, a estratégia e a defesa nacional. Vislumbres da sua obra, procuram condensar a sua inteligência, os seus conhecimentos e os seus contributos para o corpo conceptual do pensamento estratégico.
Dois textos introdutivos, com uma interpretação das transformações da guerra e da estratégia ao longo do século passado permitem uma contextualização da realidade vivida pelos autores representados. Uma brevíssima nota no início de cada contributo, para além de alguns apontamentos biográficos, traça o enquadramento e expõe as linhas mestras do constructo de cada autor, permitindo deste modo resgatar a memória e o valor de alguns dos mais importantes estrategistas nacionais do século XX.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
Livro certamente interessante para o estudo do pensamento estratégico português através de algumas das suas personagens.
Marketeer, Junho 2007
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789726184539 |
| Editor: | Edições Sílabo |
| Data de Lançamento: | maio de 2007 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 160 x 231 x 19 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 352 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Clássicos do Pensamento Estratégico |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
História
Livros em Português > Política > Ciência Militar e Estratégia Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização Livros em Português > História > História Militar |
| EAN: | 9789726184539 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Estratégia Militar Portuguesa
Carlos Serejo
Obra de grande valor que reune textos de indivíduos que foram mestres da estratégia como os generais Kaúlza de Arriaga, Loureiro dos Santos ou Pezarat Correia. Indispensável para quem quiser conhecer o pensamento estratégico militar português da época este insígnes pensadores. Só peca por ser tão pequeno.
LIVROS DA MESMA COLEÇÃO
-
10%A Guerra das GáliasEdições Sílabo18,90€ 10% CARTÃOportes grátis
-
10%O Fio da Espada e A Discórdia Entre o InimigoEdições Sílabo18,68€ 10% CARTÃOportes grátis