Graças a Deus Livro
de João Fezas Vital
Sobre
o Livro«Que o silêncio pode ser, simultaneamente, uma forma de Poesia e uma dada forma de poeticamente estar na vida, testemunha-o João Fezas Vital ao publicar agora – trinta e dois anos após a sua estreia literária – o seu segundo livro de poemas, o livro a que deu o significativo e comovente título de Graças a Deus.
No actual momento de impasse da poesia portuguesa – que alguns, talvez algo exageradamente, têm assinalado – João Fezas Vital surge-nos, com este seu Graças a Deus, como uma das mais originais vozes da nossa Poesia contemporânea: assimilando poeticamente o mundo – a paisagem – que o rodeia, neste caso o seu Minho e assim inserindo-se numa tradição lírica portuguesa que é uma constante desde os trovadores medievais, mas também não calando a vivência e a reflexão dramáticas tão características do homem de hoje. Porque a Poesia de João Fezas Vital – embora aparentemente e só aparentemente tal não pareça – é uma poesia de angústia. E dramática como toda a angústia.
O Amor, o Mar, a Distância, o Silêncio/Solidão que João Fezas Vital exalta na edílica e bucólica paisagem do Rio Minho, do pinhal do Camarido, do mar de Moledo, do “silêncio verde” de Afife, da senhorial Caminha, da avoenga e fidalga Viana são um grande pano de fundo saudosista.
A personalidade e a Poesia deste poeta surpreendem-nos a par e passo... Sobretudo com veladas antíteses e entre estas, seguramente, a mais curiosa e apaixonante é a harmonia de vozes simultaneamente celtas e helénicas que nela ressoam.»