Gestão do Conhecimento
Criação e transferência de conhecimento (2ª Edição)
de José Moleiro Martins
Recursos
Recursos

Sobre o livro
Sobre
o LivroMais do que transmitir conhecimento, este livro destina-se a todos os que estão abertos ao desconhecido e dispostos a aprender continuamente (estudantes, gestores, empresários, empreendedores).
Actualmente, acentuou-se a necessidade de actualização e ampliação do conhecimento individual. Não basta atingir níveis de excelência numa tarefa ou função executiva, é preciso ter uma visão larga e saber fazer bem várias coisas dentro e fora da organização.
A auto-actualização e o desejo de mudança e de melhoria contínua são um sinal de sintonia pessoal com os tempos actuais.
A mensagem subjacente neste livro foca o conhecimento dos colaboradores como a fonte principal de vantagem competitiva das organizações. São as pessoas que têm o conhecimento (tácito) que permite melhorar o funcionamento das organizações e criar novos produtos e serviços inovadores face à concorrência global, tornando possível a sobrevivência dos negócios.
A leitura deste livro é o primeiro passo para o leitor se consciencializar que a transformação do nosso tecido empresarial e da nossa sociedade está, em grande parte, na sua capacidade pessoal de adquirir, criar e partilhar constantemente conhecimento, isto é, de não ficar parado no tempo.
"O conhecimento tácito pode ter duas componentes, o conhecimento tá-cito especificável onde o conhecimento pode ser identificado e tornado explicito, con-sequência do acumular de experiência, e o conhecimento verdadeiramente tácito, que envolve ações onde a complexidade, rapidez e simultaneidade são difíceis de explicar por derivar de um conhecimento intrínseco, sem sabermos o “know how”". Esta obra, trata a gestão do conhecimento em termos organizacionais. Apresenta-nos um conjunto de métodos para se criar conhecimento, a sua disseminação e posterior avaliação. Apresenta-nos as vantagens e desvantagens de tais sistemas de conhecimento. Aborda um conjunto de conceitos importantes e estratégicos para as organizações no geral como o conhecimento tácito e explicito e a relação entre o conhecimento e cultura organizacional. Enquanto profissional e aluno, este livro chamou-me à atenção devido a uma unidade Curricular que tive, chamada Gestão Estratégica do Conhecimento. Nesse sentido li com bastante atenção todos os capítulos ganhando uma visão holistica do tema tratado. Isto porque é um livro bastante arrumado, cada capitulo tem o assunto a tratar e uma conclusão, no entanto todos estão interligados, sendo facilitado essa interligação.