10% de desconto

Gaza Está em Toda a Parte

de Alexandra Lucas Coelho
Livro eBook
Editor: Editorial Caminho, maio de 2025 ‧
24,90€
22,41€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Ao organizar este livro procurei a revista com a minha última ida a Gaza. Tinha pensado incluí-la em anexo, já que o livro seria pós-7 de Outubro de 2023 e a reportagem saíra seis anos antes. Mas quando a reli parecia a véspera do 7 de Outubro, desde o título à última linha. Só existia em papel, nunca estivera online, não circulara. Dias depois achei na “nuvem” as 282 fotografias dessa ida. Não podia ser um anexo.
Então é assim que o livro abre, dentro de Gaza, onde os jornalistas de fora estão impedidos de entrar desde 7 de Outubro: primeiro a reportagem, depois uma escolha de imagens. Seguem-se os textos de opinião que fui escrevendo após o 7 de Outubro, sempre por ordem cronológica. Já não trabalhava como jornalista mas a reportagem era um recurso a que podia tentar voltar, pelo menos mais uma vez, e quando se tornou possível parti. Essas reportagens pós-7 de Outubro (Cisjordânia, Jerusalém Oriental, Israel) são a parte II deste livro, também seguidas por uma escolha de imagens, de entre as 4000 que fiz lá entre fins de 2023 e começo de 2024.

Gaza Está em Toda a Parte tem, pois, duas sequências a cores, num total de 148 fotografias quase todas inéditas, pensadas sempre em dupla página, sem margem branca ou texto. Optei por legendá-las só na parte final, para libertar a relação com as imagens.

Há alguns textos também inéditos. Editei todos os outros, limpando repetições fastidiosas de contexto e coisas toscas de escrever em cima da actualidade, até ao limite em que o jornal ia para a gráfica. Acrescentei notas de rodapé com actualizações, referências, fontes. A data por cima dos títulos é a da publicação (no caso de ter ficado online antes do papel, conta essa data). Os meios da publicação estão referidos. Há quatro mapas, o primeiro na Introdução, os restantes na parte II.

A história que leva ao 7 de Outubro remonta ao século xix. Escrevi sobre partes dela em três livros anteriores (Oriente Próximo; E a Noite Roda; Líbano, Labirinto). Os restantes textos sobre Israel/Palestina desde 2002 continuam por reunir. Este é um livro pós-7 de Outubro, à excepção dessa última ida a Gaza.

A.L.C., Julho de 2025

Gaza Está em Toda a Parte

de Alexandra Lucas Coelho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722133388
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: maio de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 143 x 196 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 552
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789722133388

Duro, mas imprescindível!

Margarida Carvalho

Um livro muito completo. Duro de ler, mas imprescindível.

Um testemunho exemplar...

Maria Sobral Velez

Ler este livro é ser convidado a refletir pela autora sobre a realidade, na faixa de Gaza, antes e depois de 7 de outubro. A autora não é dogmátiva, não impoôe julgamentos, não diaboliza uns para mitificar outros, mostra factos, realidades que a sua vivência na região lhe permitiu experienciar. Há um olhar subjetivo? Talvez, mas há realidades tão complexas que possibilitam diversos olhares...

Gaza está em toda a parte

Alexandra Lory

Quando repetimos palavras muitas vezes, tornam-se vazias. Mas, se não as dissermos, as palavras desaparecem. É por isso que é importante lermos estas palavras recolhidas em Gaza e sobre Gaza. Tal como é importante vermos, olharmos para os seres humanos. Para o que são capazes de fazer a outros seres humanos. Iguais a nós. É por isso que Gaza está em toda a parte. E atrevo-me a dizer que há muitas Gazas em toda a parte. Demasiadas. Pergunto-me como é possível? Ouvi a apresentação deste livro no programa A escuta do mundo, de Nuno Artur Silva, na TSF. E, depois, num destaque por Daniel Oliveira, no Eixo do Mal, na Sic Notícias. É uma coletânea de textos, fotos e mapas, compilada por Alexandra Lucas Coelho. É sobre Gaza. É sobre seres humanos. São testemunhos de uma parte da História que não pode ficar silenciada. Que não pode deixar de nos comover. Como a foto dos miúdos na praia. Obrigada.

Por Gaza, pela humanidade.

Alexandra Lory

Quando repetimos palavras muitas vezes, tornam-se vazias. Mas, se não as dissermos, as palavras desaparecem. É por isso que é importante lermos estas palavras recolhidas em Gaza e sobre Gaza. Uma coletânea de textos, fotos e mapas, por Alexandra Lucas Coelho. É sobre Gaza. É sobre seres humanos. Sobre o que são capazes de fazer a outros seres humanos. São testemunhos de uma parte da História que não pode ficar silenciada. Que não pode deixar de nos comover. Como a foto dos miúdos na praia. Obrigada. É por isso que Gaza está em toda a parte. E atrevo-me a dizer que há muitas Gazas em toda a parte. Demasiadas. Pergunto-me como é possível?

SOBRE O AUTOR

Alexandra Lucas Coelho

Alexandra Lucas Coelho publicou 15 livros. Trabalhou como jornalista desde o fim dos anos 1980, na rádio e no Público, onde foi repórter, editora de suplementos literários, coeditora de cultura e correspondente no Rio de Janeiro e em Jerusalém. Foram-lhe atribuídos vários prémios de jornalismo e literatura (Gazeta, APE, Oceanos). Cinco dos seus livros passam-se no Médio Oriente, região que acompanha desde 2002, entre eles o presente volume, agora reeditado pela primeira vez, 15 anos depois dos acontecimentos na Praça Tahrir.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU