Fundamentos de Imunologia
(2ª Edição)
de Fernando A. Arosa, Francisco C. Pacheco e Elsa M. Cardoso
Sobre
o LivroA publicação da segunda edição do livro Fundamentos de Imunologia vem confirmar o espírito
inicial dos coordenadores de preencher uma lacuna na bibliografia disponível em português
nesta área biomédica.
Pensada essencialmente para orientar os estudantes
do ensino superior universitário e politécnico na área da Imunologia e conduzir a uma
melhor compreensão dos assuntos mais complexos do funcionamento do sistema imunológico,
esta obra interessará também a médicos ou outros profissionais de saúde.
Para além da revisão e atualização da maioria dos capítulos que integravam a edição anterior, acrescentaram-se novos capítulos dedicados às células dendríticas, às citocinas, à nutrição e ainda um último sobre as técnicas imunológicas que
apoiam as áreas de diagnóstico e de investigação laboratorial. Sempre que pertinente foram introduzidos destaques clínicos que despertam o leitor para aspetos clínicos e laboratoriais de tópicos científicos atuais.
Em linha com as edições anteriores, houve a preocupação de modernizar e uniformizar a terminologia científica utilizada ao longo de toda a obra, sendo que foi já adotado o novo Acordo Ortográfico.
Esta nova edição foi ainda profusamente ilustrada a cores, sendo essa uma mais-valia em relação à edição anterior. As figuras são originais, com uma linha gráfica uniforme e de elevado rigor científico. Houve aliás grande
preocupação em manter os traços e cores nos elementos que se repetem ao longo do livro. As discrepâncias que ocorrem são propositadas e têm fundamento (veja-se o caso do citoplasma que por vezes surge com cores
diferentes dependendo da célula representada).
Conteúdos:
- Perspetiva histórica da Imunologia
- Visão global do sistema imunológico
- Imunidade inata e adaptativa
- Desenvolvimento linfocitário
- Complexo major de histocompatibilidade
- Processamento e apresentação de antigénios
- Células dendríticas
- Imunoglobulinas
- Linfócitos B, T, NK e NKT
- Citocinas
- Mecanismos de transdução de sinais
- Autoimunidade
- Imunologia tumoral, da infeção, de transplantação e da cavidade oral
- Imunodeficiências
- Hipersensibilidades
- Imunologia e nutrição
- Técnicas imunológicas
Livro muito bom para todas as pessoas que estudem ou se interessem por imunologia. Está bem organizado, com excelentes textos, questões de revisão e esquemas fantásticos. Recomendo.
Este é um livro muito prático para quem estuda ou simplesmente quer consultar factos acerca de imunologia. Aconselho vivamente.
Um livro simples e de fácil compreensão para estudantes universitários ou para simples consulta. Aconselho vivamente
Um livro essencial para estudantes de medicina. Bem estruturado e com uma leitura fácil.
O livro está muito bem estruturado, tem uma linguagem muito clara sobre a matéria, tem exercicios com soluçoes. Aconselho a todas pessoas que tenham esta disciplina a comprar este livro.
Livro de consulta de referência para estudantes do ensino superior das áreas das ciências da saúde. Tópicos actualizados e desenvolvidos com bastante profundidade. Livro altamente recomendável