Ferrugem Americana Livro
de Philipp Meyer
Sobre
o LivroPassado na Pensilvânia, num cenário de grande beleza mas economicamente destruído, é um livro sobre a perda do sonho americano e do desespero - bem como da amizade, lealdade e amor - que dela advêm.
Esta é a história de dois rapazes ligados à cidade pela família, responsabilidade, inércia e beleza, que sonham com um futuro para além das fábricas e das casas abandonadas. Isaac English é deixado a tomar conta do pai depois do suicídio da mãe e de a irmã ter fugido para a universidade de Yale. Quando finalmente decide partir, acompanhado pelo seu melhor amigo, o temperamental Billy Poe, antiga estrela do futebol do liceu, são apanhados num terrível acto de violência que muda as suas vidas para sempre. Ferrugem Americana, evocativa dos romances de Steinbeck, leva-nos ao coração da América contemporânea num momento de profunda inquietação e incerteza quanto ao futuro. Trata-se de um romance negro mas lúcido e comovente, acerca da desolação que se bate com o nosso desejo de transcendência e acerca da capacidade salvadora do amor e da amizade.
New York Times
«Poderoso… cativante… insere-se na tradição que se estende de Ernest Hemingway a Cormac McCarthy.»
Washington Post
Tema muito atual. Não é de uma leitura fácil este livro, pois há detalhes que quase nem damos por eles. No entanto, é um livro bom, que revela uma capacidade de sobrevivência e confiança qu o ser humano tende a esquecer e a deixar de lado.
Gostei bastante. Achei um livro muito bem escrito e com um tema poderoso.