Ganhe até 10€

Fernão Simões de Carvalho

Arquitecto e urbanista

de Célia Maia

editor: Caleidoscópio, novembro de 2019
GANHE ATÉ 10€ i VENDA O SEU LIVRO i
Este livro, que parte do inventário do espólio de Simões de Carvalho, apresenta a sua obra arquitectónica e urbanística em Angola, Portugal e Brasil e tem como principal objectivo a definição dos contributos conceptuais, compositivos, técnicos, económicos, sociais e ecológicos.

Nele se destacam os vários papeis que Simões de Carvalho desempenhou ao longo do seu percurso, tanto na Arquitectura como no Urbanismo, em funções públicas e na actividade privada. O seu método de trabalho, as influências que recebeu e os domínios que teceu são analisados ao logo da obra.

Por isso, na análise sobre os casos de estudo, manifestou-se essencial a comparação com outros dados e ainda a averiguação de outras soluções propostas que não tenham sido as finais. Paralelamente, foi feito o confronto, através de entrevistas, com contemporâneos com quem privou.

A recolha de tais contributos deu a conhecer e clarificou dados sobre aquele que podemos considerar ser um dos constituintes de uma geração ignorada e de uma prática cada vez mais esquecida pela sociedade.

O Urbanismo, amplamente estimulado pelo Ministro Duarte Pacheco, porque no seu tempo os urbanistas eram muito poucos, assumiu por seu meio essencial relevância no Congresso de 1948 e alargou a discussão da prática arquitectónica e urbanística aos Territórios Lusófonos, desenvolvidos por arquitectos formados em Portugal, cujo espólio tem permanecido subestimado ou pouco divulgado.

Fernão Simões de Carvalho

Arquitecto e urbanista

de Célia Maia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896586010
Editor: Caleidoscópio
Data de Lançamento: novembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 173 x 247 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 250
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789896586010
Célia Maia

Célia Maia (n. 1986). Arquiteta e Mestre pela ULHT (2010). Pós-graduação na especialidade de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade na FAUL (2012). Desenvolve, atualmente, a tese de Doutoramento em Urbanismo. É membro colaborador do CIAUD (FAUL) e assistente de investigação do DINAMIA’CET (ISCTE). Tem publicado regularmente artigos científicos que tem apresentado em vários Congressos nacionais e internacionais. Escreveu para a revista Engenho e para o P3 (Público).
É Professora Adjunta no ISEC Lisboa, na Licenciatura de Engenharia da Reabilitação e Construção. Desde 2012, lecionou nesta instituição nas Licenciaturas de Design e Produção Gráfica, Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Segurança no Trabalho, e no IPA, nas Licenciaturas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Orientou Teses de Licenciatura e participou como membro de júris académicos em Provas de Mestrado.
É Dirigente Sindical do SNEET, desde 2012.
O Projeto de Arquitetura é a base do seu trabalho, tendo iniciado a atividade em 2010 na participação de concursos públicos nacionais e internacionais. Integrou equipas de coordenação e fiscalização de obra pública e privada. Atualmente dedica-se ao Projeto de Reabilitação Urbana.

(ver mais)