10% de desconto

Fecha a Torneira Quando Lavares os Dentes

de Manuela Vieira; Ilustração: Paulo Henriques
Editor: Trinta por uma linha, abril de 2023 ‧
12,50€
10% DESCONTO CARTÃO
A problemática da escassez da água e a esperança de que podemos mudar o mundo para melhor, na voz de Joni, uma criança de oito anos, são vividas com intensidade. Mais do que sonhar, o pequeno mostrou o quanto devemos persistir e trabalhar para realizar os nossos sonhos. Ação. Ação, mesmo que seja a dormir. Joni viajou em sonho, contactou o outro lado do mundo, pediu socorro, até ao cantar do galo.

Um desfecho arrebatador e, quem sabe, depois de leres este livro, lembrar-te-ás sempre de fechar a torneira quando lavares os dentes.

Fecha a Torneira Quando Lavares os Dentes

de Manuela Vieira; Ilustração: Paulo Henriques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895394456
Editor: Trinta por uma linha
Data de Lançamento: abril de 2023
Idioma: Português, Português
Dimensões: 153 x 216 x 6 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 36
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Livros de Aventuras > Juvenil
EAN: 9789895394456

"Uma história para todas as idades" mesmo.

Cândida Vieira - Prof.ª de Cidadania e Desenvolvimento - 2.º Ciclo

O livro 'Fecha a torneira quando lavares os dentes', de Manuela Vieira, ilustrado por Paulo Henriques, é uma obra cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim. A história gira em torno do sonho de Joni, uma criança de apenas oito anos de idade, mas que revela grande consciência ambiental e que enfrenta as dificuldades da jornada com persistência, como caminho para a sua superação. A obra é repleta de ensinamentos sobre a importância da fé, da gratidão e da perseverança, temas que convidam à reflexão e que são aplicáveis a qualquer idade. Pode ser explorado na aula de Cidadania e Desenvolvimento para abordar o tema 'Desenvolvimento sustentável', ponto de partida para trabalhar o 'Ambiente'. A dúvida que fica no ar após a leitura é sobre como podemos aplicar esses valores na nossa própria vida e encontrar a luz no caminho mesmo diante das adversidades. Recomendo o livro para todas as idades, mas sugiro atividades de exploração diferentes segundo cada faixa etária. Para crianças, por exemplo, é possível criar desenhos dos personagens, puzzles das imagens para os mais novos ou dramatizar algumas cenas para o segundo ciclo. Para adolescentes e adultos, sugiro a discussão em grupo sobre os temas abordados no livro e como aplicá-los na vida real.

CATIVANTE E PERTINENTE

Teresa Dangerfield

De uma forma que é ao mesmo tempo divertida e que nos faz refletir, somos levados a consciencializarmo-nos sobre uma temática do ambiente deveras relevante: a água e a sua escassez em realidades distintas do nosso mundo. Será impossível ficar indiferente à mensagem deste livro. Não tenho dúvida de que a sua leitura nos deixa mais atentos à importância de todos fazermos a nossa parte para preservar este recurso tão precioso, a água, nem que seja 'fechando a torneira quando lavarmos os dentes'. Recomendo sem hesitação, tanto para os mais novos, como para os mais crescidos.

Maravilhoso

Ana Duarte

Um livro para todas as idades que toca verdadeiramente e sensibiliza para uma crescente tomada de consciência sobre a preservação do planeta e a luta de algumas crianças pela sobrevivência, num mundo com realidades tão distintas. De uma forma fantástica e divertida, a história prende e leva-nos a perceber a importância de jamais desistirmos dos nossos sonhos. Enquanto professora já o trabalhei em sala de aula. Recomendo!

SOBRE O AUTOR

Manuela Vieira

Chamo-me Manuela Vieira, sou mãe e avó. Nasci em Angola, filha de caboverdeanos. Cresci ligada à morna, ao crioulo, ao cheiro da terra molhada por grandes chuvadas e a comer manga, encolhida num dos troncos da mangueira.
Desde criança que me interessei pela educação. Assustava-me ver alguns alunos a serem maltratados. Muito cedo zanguei-me com o Deus das religiões e preocupei-me em encontrá-Lo para perceber a sua justiça.
Gostava de ler, fazer composições na disciplina de Língua Portuguesa. Falava sobretudo das pessoas, da necessidade de sermos felizes. Ficaram-me gravados na memória alguns momentos em que me unia à nostalgia de alguns poemas da Florbela Espanca.
Assisti à grande mudança política em Angola, tendo vindo para Portugal aos catorze anos.
Após completar o secundário, na procura de um ensino especializado na área da ginástica, parti para a antiga URSS onde me licenciei em Educação Física e Desporto pela Universidade Central da Cultura Física de Moscovo/ equivalência pela Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto.
Hoje, a minha paixão pela educação continua acesa. Não apenas a educação formal pelos livros, mas e, sobretudo, a educação do caráter.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU